Huawei ultrapassa Samsung e se torna maior fabricante de smartphones do mundo


Com vendas fortes na China, a Huawei alcançou o topo na lista de maiores fabricantes de smartphones do mundo no segundo trimestre do ano. Foram 55,8 milhões de aparelhos comercializados, queda de 5% em relação ao mesmo período de 2019, mas o suficiente para destronar a sul-coreana Samsung, que viu suas vendas despencarem 30%, para 53,7 milhões de unidades, segundo dados da consultoria Canalys.

É a primeira vez em nove anos que a liderança do mercado sai das mãos da dupla Apple e Samsung. De acordo com a Canalys, essa virada era imprevisível meses atrás e só aconteceu por causa da pandemia do novo coronavírus.

Publicidade

Alvo de restrições impostas pelo governo dos Estados Unidos, a Huawei viu suas vendas diminuírem 27% no exterior, mas com o mercado doméstico já em plena recuperação, viu as vendas na China crescerem 8%. Agora, o mercado chinês responde por 72% das vendas da Huawei.

Contudo, a liderança não deve se manter no longo prazo. Por causa de restrições impostas por Washington, seus aparelhos não poderão mais utilizar softwares e hardwares americanos, incluindo serviços populares oferecidos pelo Google.

‘Adeus’ ao Android em 2021

O site MyFixGuide refere que o CEO da Huawei, Richard Yu, confirmou que a empresa lançará o seu primeiro smartphone com sistema operativo Harmony OS em 2021. O Harmony OS é o sistema operativo desenvolvida pela própria Huawei para múltiplos dispositivos eletrónicos, incluindo smartphones, relógios e até produtos para carros. Na verdade, a Huawei já vende na China televisões com o Harmony OS instalado.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *