O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) e a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC) assinaram, nesta quarta-feira (28) de Abril, um acordo para a implementação de um “Observatório de tecnologia 5G (nova geração de tecnologia)”.
De acordo com a Angop, o acordo vai permitir que estudantes e operadoras possam consolidar e criar condições para o processo de transformação digital, bem como melhorar o investimento nas telecomunicações.
O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, que falava na cerimonia de assinatura do referido acordo, considerou que a instalação do Observatório 5G, na UNIC, vai contribuir, igualmente, no investimento que os operadores farão na evolução tecnológica que se impõe com a evolução da nova geração da telecomunicação que é a 5G.
“A tecnologia 5G começa a ser uma realidade, daí que o nosso país não fica atrás, mas para que possa acontecer, deve-se estar associado ao mundo académico, por este facto a nossa intenção de aproximar toda engenharia que acontece no mundo real”, disse o responsável citado pela Angop.
A 5G é a quinta geração das tecnologias e padrões de comunicação wireless (sem fio), ou seja, é a rede que será utilizada pelos dispositivos móveis para se conectar à Internet a partir de qualquer lugar. É uma evolução da tecnologia 4G que revolucionará as comunicações e através da qual entrará-se em um novo terreno: o da hiperconectividade. Para que ela funcione são determinantes as latências de milissegundos, o tempo que demora para ser transferido um pacote de dados dentro da rede, permitidas pela tecnologia 5G.
A UNIC, implementado no Bié, é uma instituição privada, aprovada em 2020 pelo Conselho de Ministros, que entrará em funcionamento em Outubro de 2021, oferecendo formação integral com especial preponderância ao uso das tecnologias da informação e comunicação.