No âmbito dos compromissos de intercâmbios nacionais e internacionais, sobre a formação de pessoal e desenvolvimento sustentável, realizou-se no passado sábado (27) de Abril, o primeiro Fórum de Excelência na Prestação de Serviço FEPS sob o tema “Fidelização de Clientes”, no auditório principal da Mediateca de Luanda.
O evento teve a abertura com o painel de apresentações individuais dos oradores, Paulo Miranda Director geral adjunto da Prometeus, que falou sobre “Visão e estratégias no mercado de prestação de serviço”, Patrícia Paula Gestora de Projecto na Unitel abordou sobre “Gestão de projectos em prestações de serviços”, Fábio José Gestor de Produto Angola Cables com o tema “Ferramentas digitais no auxílio das prestações de serviços”, e Ígor Nteka CEO Kina Makiesse que apresentou um estudo de caso do crescimento exponencial da sua empresa desde a sua criação.
O segundo painel deu-se início com apresentação da startup Kivale na voz do seu gestor de plataforma, um meio digital que visa disponibilizar os mais variados tipos de serviços domiciliar e empresarial através do site kivale.com.
O evento culminou com o debate na plenária entre os oradores que falaram sobre o tema central “Fidelização de Clientes” moderado pelo Comunicólogo e professor de Gestão de Marketing, Wilsony dos Santos.
“Trata-se de um evento que visa protagonizar um diálogo aberto sobre a qualidade de prestação de serviços domiciliares e empresarial, nesta edição particularmente, na perspectiva de fidelização de clientes face as exigências do mercado angolano, dando assim subsídios cognitivos aos fornecedores e prestadores de serviços para o crescimento dos seus negócios”, disse Admiro Gaspar, porta-voz do FEPS e Gestor de Plataforma Kivale.
Durante o debate, Paulo Miranda frisou que: “mais do que fidelizar o cliente, o marketing deve entender a metamorfose do cliente, e deve identificar a reinvenção da empresa para fidelização do cliente”. Enquanto que para Patrícia Paula, “o marketing antes era a área das empresas que cuidava apenas de cartazes, camisolas etc, hoje em dia é a área que deve usar as informações de operações dos clientes para a prospecção das necessidades do cliente”.
Por seu turno, Fábio José focou muito mais na importância das redes sociais para fidelização de clientes, citando algumas experiências que teve como cliente na diáspora.