O Facebook decidiu que, a partir de agora, “pessoas entre os 13 e os 17 anos também terão a escolha de partilhar publicamente conteúdos”. Com esta medida, a rede social elimina a restrição de publicações a menores que até agora apenas tinham os seus conteúdos disponíveis para amigos.
A rede social Facebook está a tentar uma aproximação a outras redes do género ao permitir, a partir de agora, que os adolescentes dos 13 aos 17 anos partilhem informações com público desconhecido, avançou a CNN esta quinta-feira.
Partilhar fotografias, actualizações de estado ou comentários era, até agora, proibido para esta faixa etária, sendo estas ações visualizadas apenas pelos “amigos” dos jovens.
Esta actualização permite que estranhos possam seguir as actualizações dos adolescentes mesmo quando não fazem parte da sua rede de “amigos”. Isto estende-se a utilizadores comuns, mas também a empresas e a agências de publicidade.
Empresas e publicidade são, aliás, o alvo que a empresa de Zuckerberg pretende atrair com esta nova alteração, que vem de outras redes sociais, como o Twitter ou o Tumblr. Aqui há, um público jovem maior já que não encontram este género de proibições.
Para contrabalançar as alterações, a rede social vai instaurar duas novas práticas. Uma será a emissão de um aviso cada vez que algum menor tente alterar as suas definições para “público”, uma janela pop-up que explica o que significa ter um perfil deste género, e outra, a restrição automática dos perfis de utilizadores novos que sejam menores de idade (que pode ser depois alterado).
Deste modo, cabe agora aos menores alterar manualmente as configurações de partilha e escolher se as suas publicações continuam privadas ou se preferem que fiquem disponíveis para todos os utilizadores.
“Os adolescentes estão entre os utilizadores mais inteligentes da rede social, e quando se trata de activismo ou de divulgar ideias sobre um novo filme, eles querem ser ouvidos”, justificou a rede social no seu blogue.
As alterações não irão, no entanto, afetar “posts” anteriores à data das actualizações.