O Facebook Messenger divulgou, nesta semana, uma importante atualização em seu app para o Android e iPhone. Agora, todos os usuários do aplicativo poderão fazer ligações gratuitas via Internet, 3G ou Wi-Fi, para os seus contatos da rede social, de maneira semelhante ao Skype e ao Viber.
O Facebook está mesmo interessado em melhoras suas ferramentas de troca de mensagens por smartphones. Após comprar o WhatsApp em negociação envolvendo US$ 19 bilhões, a rede social atualizou nesta quinta-feira o aplicativo Facebook Messenger para iOS e Android — o Windows Phone ficou de fora — , permitindo chamadas gratuitas entre os usuários.
O recurso já havia sido introduzido ao Facebook Messenger “Beta”, versão que estava sendo testada, porém, ficava praticamente “escondido”, sob um dos botões do aplicativo. Agora, no entanto, está disponível como uma das principais funcionalidades do serviço – por isso, somente agora o serviço foi descoberto pela maioria dos usuários.
A novidade coloca o Messenger como concorrente de outros aplicativos como Viber e Skype, que permitem chamadas gratuitas via Wi-Fi ou conexão de dados 3G ou 4G. Mas diferente dos rivais, as ligações são permitidas apenas entre os contatos do Facebook. E os que utilizam o app.
Na semana passada, uma outra atualização liberou a criação de grupos pelo aplicativo, função que era possível apenas na versão web.
Nos testes realizados, a chamada sobre rede Wi-Fi funcionou bem, com pouco delay e sem interrupções. Para realizar uma ligação, basta clicar no símbolo do telefone, na parte superior direita da caixa de troca de mensagens. Não são todos os usuários que podem ser chamados: eles precisam usar o aplicativo no celular e estar logados no Facebook.