Chama-se ‘Jolla’ e é o novo telemóvel inteligente, que foi lançado esta quarta-feira. A particularidade? Foi criado por ex-trabalhadores da Nokia. O desafio? Competir com gigantes tecnológicos como a Google e a Apple. Mas parece que isso não ‘amedronta’ os empreendedores, escreve a BBC.
O smartphone ‘Jolla’ (que se lê como Yola) foi lançado hoje. Apenas 450 telemóveis foram colocados à venda esta quarta-feira, sendo que a maioria dos compradores já os tinha encomendado através da Internet.
O ‘Jolla’ vem equipado com um sistema operativo Sailfish, mas também suporta a maioria das aplicações destinadas a dispositivos Android. Denominado inicialmente de MeeGo, o Sailfish foi criado pela Nokia, mas o software foi abandonado em 2011, altura em que a empresa finlandesa começou a utilizar o Windows Phone.
Contudo, um grupo de ex-trabalhadores da Nokia não deixou a ideia ‘cair’, e utilizaram-no para criar este novo dispositivo, que possui uma abordagem mais funcional, e facilita a sua utilização.
É, de facto, aqui que reside a inovação deste telemóvel, capaz de competir com gigantes tecnológicos como a Google e a Apple. Em declarações à BBC, um dos fundadores da empresa Marc Dillon referiu que este smartphone fornece “diferentes oportunidades para as pessoas obterem aplicações de diferentes lugares e de diferentes lojas”.
Por conseguinte, “criámos uma plataforma de classe mundial”, que permite “aos utilizadores ter mais escolha”, rematou Marc Dillon.
A ‘Jolla’ já realizou contactos com uma grande rede de dispositivos móveis finlandesa, e espera conseguir um acordo semelhante no Reino Unido.
Este telemóvel inteligente, que tem uma câmara fotográfica de 8 megapixéis, uma capacidade de armazenamento de 16 GB, memória RAM de 1 GB e uma autonomia de conversação de 9 a 10 horas, terá um custo de cerca de 399 euros, segundo informação apresentada no site da empresa.