A Agência de Segurança das Redes de Informação da Etiópia, anunciou nesta terça-feira, 24 de Agosto, que o país pretende desenvolver as suas próprias plataformas de comunicação social para competir com sites norte-americanos, e com redes sociais como o Facebook e o Twitter.
Segundo o que o diretor-geral da Agência de Segurança das Redes de Informação (Insa), Shumete Gizaw, disse numa entrevista à um meio de comunicação dos Emirados Árabes Unidos, o país pretende ser “autossuficiente” nas suas comunicações, para continuar a informar de forma livre, sem restrições ou barreiras.
Etiópia, situada na África Oriental, tem estado envolvida há quase um ano, num conflito com as autoridades regionais de Tigray, no norte do país, que deixou milhares de mortos e centenas de milhares de pessoas em situação de extrama pobreza e fome.
Shumete Gizaw afirmou também que em junho, o Facebook apagou dezenas de contas de usuários etíopes, que dizia serem falsas e ligadas à Agência de Segurança das Redes de Informação (Insa)
Por: Sofia Adelino