Empresa Chinesa lança primeiro assistente médico robótico semelhante a um humano


Com o objetivo de aliviar o “fardo” do pessoal hospitalar na linha de frente, sobrecarregado com a pandemia, a equipa de Hong Kong por detrás do famoso robô humanóide Sophia está a lançar um novo protótipo, Grace, destinado ao mercado dos cuidados de saúde e concebido para interagir com os idosos e as pessoas em isolamento devido à pandemia da covid-19.

Grace possui uma grande semelhança com um profissional de saúde e tem uma capacidade de interacção social, que poderá facilitar a inter-actuar e alegrar o dia das pessoas com alguns estímulos sociais. Com capacidade de falar inglês, mandarim e cantonês, Grace tem feições asiáticas com um cabelo castanho curto, recorrendo a inteligência artificial para diagnosticar os pacientes, possui uma câmara térmica no peito para medir a temperatura e capacidade de resposta do interlocutor.

Publicidade

A empresa detentora (Awakening Health), pretende produzir uma versão beta de Grace até Agosto. Vale ressaltar que segundo pesquisadores, actualmente o custo de fabrico dos robôs é semelhante ao preço dos carros de luxo. Por outro lado, um poderoso conjunto de ferramentas de IA capacita a Awakening a fornecer serviços a um custo baixo sem precedentes, perturbando mercados e ajudando pacientes em todo o mundo.

 

Por: Victória Pinto


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *