Com Base na parceria estratégica entre os gabinetes das telecomunicações de Angola e de Moçambique, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) levou a delegação moçambicana a visitar o parque tecnológico da Huawei em Talatona, onde lhes foi apresentado a futura instalação em construção que permitirá a formação de quadros angolanos e de países vizinhos.
As instalações contarão com centros de treinamentos, salas de tecnologia, e terá a capacidade de formar mais de 1.500 talentos e engenheiros, visto que a Huawei esta focada na inclusão digital e treinamento de jovens angolanos talentosos no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
O parque contribuirá para a a transformação digital em África, tecnologia 5G e a implementação digital dos órgãos governamentais de ambos países, sendo que para as nações atingirem um desenvolvimento sustentável terão a inovação como uma base solida.
A formação de talentos na Huawei faz parte do leque de projectos que a empresa chinesa tem vindo a desenvolver em Angola, e a construção do centro tecnológico que vai criar competências nacionais, a inclusão digital e condições para a implementação de variadas tecnologias e criação de um desenvolvimento sustentável para Angola.
Os visitantes tomaram conhecimento de todo o processo de funcionamento do parque e sobre o valor do investimento que a Huawei fez para o projecto. A conclusão do mesmo está prevista para o segundo semestre do próximo ano e trará a angariação de novos empregos e a consolidação de métodos investigativos locais. Esteve a chefiar a delegação do Diretor Nacional de Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Manuel da Silva Borges acompanhado do PCA do Infrasat, Diogo de Carvalho, representante do gabinete de gestão de Programa Espacial Nacional, sra. Zolana e a Directora Executiva do Inacom, Luísa de Freitas Bernardo Augusto.
A chefiar a delegação moçambicana esteve o Administrador do Conselho de Administração, Francisco Chate, o director Nacional e Vice- Coordenador da “Task Force”, Horácio Parquinio, a Administradora do Conselho de Administração e membro da Task Force, Helena Fernandes, Assessora do Ministro e membro da Força Tarefa, Vânia Morgado, diretora de Serviço e membro da Força Tarefa, Martins Langa e o Diretor de Serviço e membro da Força Tarefa, Orlando Zobra.
Fundada em 1987, a Huawei é fornecedora líder global de infraestrutura e dispositivos inteligentes de tecnologia da informação e comunicação (ICT). Com mais de 197 funcionários e operam em mais de 170 países e regiões, atendendo a mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo.
A sua missão é levar o digital a todas as pessoas, lares e organizações para um mundo totalmente conectado e inteligente. com o fim de impulsionar a conectividade ubíqua e promover igual acesso às redes, leve a nuvem e a inteligência artificial a todos os quatro cantos da terra para fornecer potência de computação superior onde e quando as pessoas precisarem, construir plataformas digitais para ajudar todos os setores e organizações a se tornarem mais personalizados para pessoas em todos os aspectos tornando-os mais personalizados para pessoas em todos os aspectos.
Por: Eucadia Ferreira