Criação da Apple em garagem é “mito”, afirma Cofundador Steve Wozniak


A garagem da casa de número 2066, na rua Crist Drive, em Los Altos, Califórnia, é talvez a mais famosa do mundo, pois foi lá que, segundo contam todas as biografias, Steve Jobs e Steve Wozniak, montaram o primeiro lote de 50 unidades do Apple I, dando início à companhia mais valiosa da atualidade. Porém, ao que parece, essa história não passa de um mito.

Poucos lugares ocupam um lugar tão especial no imaginário dos empreendedores quanto a garagem da casa situada no número 2066 da Crist Drive na cidade de Los Altos, Califórnia. Diz a lenda que foi nesse local que Steve Jobs e Steve Wozniak, fundadores da Apple, começaram a trabalhar nos computadores que revolucionaram a tecnologia mundial. O local, símbolo do espírito criativo do Vale do Silício, virou um ponto de peregrinação de fãs da Apple, que diariamente fazem filas para tirar fotos e fazer vídeos em frente à entrada. O problema é a garagem pode ser apenas isso: uma lenda.

Em entrevista à agência de notícias Bloomberg, Wozniak afirmou que a famosa garange é “em parte, um mito”. Segundo ele, na verdade o local esteve longe de ter a importância que normalmente lhe é atribuída. “Nós não fizemos lá nenhum design, nenhuma montagem, nenhum protótipo e nenhum protótipo de produtos. Nós não fabricamos nada na garagem”. De acordo com o co-fundador da Apple, o local servia mais como um ponto de referência familiar onde a dupla se sentia à vontade. “A garagem não tinha muita função prática, com exceção de ser um lugar onde nos sentíamos em casa”.

No ano passado, a lendária garagem foi nomeada como um local histórico por uma comissão da prefeitura de Los Altos. Construída em 1952, a modesta casa serviu como lar para Jobs em sua juventude e hoje é a residência de Marilyn Jobs, madrasta do ex-empresário. No entanto, está longe de ser a única garagem da região a servir como ponto turístico. A apenas 20 quilômetros de distância, em Palo Alto, a garagem onde começou a Hewlett-Packard foi nomeada monumento nacional dos EUA em 2007.

Exit mobile version