Cópias de segurança no Whatsapp já podem ser codificadas


Os utilizadores do WhatsApp pediam para que em algumas áreas deste serviço de mensagens aumentassem a segurança. Uma das que estava identificada era a das cópias de segurança. Apesar de alojadas na Cloud, estavam em claro e acessíveis de forma demasiado simples. O Facebook, detentor do aplicativo atendeu ao pedido, e o anúncio foi feito pelo CEO Mark Zuckerberg que disse recentemente que as cópias de segurança podem ser já cifradas desde o smartphone até ao alojamento da Cloud.

Há já algum tempo que o WhatsApp vinha a trabalhar na parte de cifra das cópias de segurança. Este era um dos pontos onde os dados ainda circulavam e eram armazenados em claro, estando assim expostos e acessíveis.

Depois de garantir que a comunicação passou a ser feita de forma segura, as próprias cópias de segurança passam a estar cifradas na Cloud e assim com um nível de segurança muito mais elevado. Foi o próprio CEO do Facebook que anunciou esta novidade na sua página na rede social, numa curta mensagem, Mark Zuckerberg revelou a novidade.

A segurança pode ser garantida com uma chave de 64 dígitos, que caso seja perdida, torna a cópia de segurança impossível de recuperar. Há ainda a possibilidade de usar uma palavra passe, que pode ser recuperada se for perdida.

A restrição das cópias de segurança será disponibilizada de forma faseada, sendo por isso limitada por agora, o Facebook quer garantir que a melhoria do WhatsApp está perfeita e a funcionar sem problemas. Depois de ter garantido em 2016 a segurança das comunicações entre utilizadores, é dado mais um passo essencial. Agora a segurança é completa e está presente em quase todos os níveis do serviço.

Exit mobile version