Como o Google Ads pode ajudar pequenos negócios


Já não é de hoje que quem gerencia um pequeno empreendimento escuta que é importante ter uma boa presença online. Ser visto na internet permite interagir melhor com os clientes, captar leads e consolidar a posição da marca entre o público.

Ter um site e investir em domínio e hospedagem são apenas alguns dos requisitos para assegurar a presença digital. O site institucional é a vitrine que um pequeno negócio tem para aparecer na web.

O domínio permite que o site do seu pequeno empreendimento tenha credibilidade e um perfil mais profissional. Já um bom plano de hospedagem é capaz de trazer vários benefícios, como espaço em disco e até mais segurança.

Publicidade

Tudo isso é muito importante, é verdade, mas não é tudo. É fundamental que uma pequena empresa tenha à disposição ferramentas que auxiliam no seu gerenciamento e a aproximem ainda mais do público.

Contudo, é aí que o Google Ads tem tudo para se tornar o grande aliado do pequeno negócio, atuando como uma excelente plataforma de divulgação e atração de novos clientes.

 

O que é o Google Ads? 

O Google tem várias ferramentas úteis para empresas dos mais variados tipos de tamanho. Na hora que o empreendedor necessita encontrar termos populares para criar conteúdo referente ao seu negócio, pode utilizar o Google Trends.

Para o empreendedor monitorar melhor os acessos que o seu site recebe, ele pode utilizar o Google Analytics. Graças a ele é possível analisar o comportamento dos visitantes do site. 

Com essa ferramenta o empreendedor obtém uma noção precisa do número de visitantes, do tempo médio que ele permaneceu nas páginas e até mesmo da cidade ou do país onde foi feito o acesso. 

Entre tantas ferramentas que o Google disponibiliza, há também o Google Ads, que pode auxiliar tanto as grandes quanto as pequenas empresas.

O Google Ads surgiu no ano 2000. Na época ele era conhecido como (você já deve ter ouvido falar) Google Adwords.

O conceito básico dessa ferramenta é possibilitar que empresas efetuem anúncios online, tanto nos resultados de busca do Google quanto em sites parceiros. Além disso, ele é intuitivo e permite uma boa segmentação de público.

 

As vantagens do Google Ads para os pequenos negócios

Quem gerencia um pequeno empreendimento pode utilizar o Google Ads para obter vários benefícios. Confira a seguir alguns deles. 

 

Mais visibilidade para o negócio

Se para grandes empresas é fundamental ser vista e ser lembrada pelos clientes, o mesmo vale afirmar para as pequenas.

Ainda que não seja lá muito fácil para pequenas empresas disputarem de igual para igual contra sites já consolidados nos resultados orgânicos do Google, o Ads equilibra essa disputa. 

Ele possibilita que pequenos anunciantes possam concorrer diretamente com os grandes no topo dos resultados e no exato instante em que possíveis clientes procuram por seus produtos e serviços.

 

Facilidade de segmentação

Colocar o negócio na web significa disponibilizar os serviços para muita gente. Porém, mais importante do que ser visto por muita gente, é ser encontrado por aqueles que realmente têm interesse no que está sendo oferecido.

A segmentação é importante para o pequeno empreendedor direcionar o seu foco para o seu público prioritário. Nesse aspecto, o Google Ads é de grande ajuda.

Ele possibilita configurar formatos de localização fazendo que os seus anúncios sejam visualizados apenas em uma região específica. Esse recurso é bastante útil para quem tem uma pequena loja destinada a um público de um determinado bairro ou cidade.

 

Fácil mensuração

Monitoramento é muito importante. Até mesmo plataformas de blogs, como o WordPress, trazem recursos que permitem uma eficiente análise dos acessos recebidos.

Sendo assim, qualquer ferramenta online deve permitir que o gestor tenha noções precisas de algumas informações estatísticas, tais como a quantidade de acessos no site, valores investidos, termos de busca mais procurados e outros dados importantes.

O Google Ads permite o monitoramento de vários aspectos relevantes de uma campanha, auxiliando a ver o que deve ser melhorado e até mesmo quais os próximos passos para estratégias mais eficientes.

Além disso, a entrega dos resultados é feita de maneira rápida e eficiente. Inclusive é possível configurar uma campanha e receber os resultados no mesmo dia.

 

Amplo controle sobre os gastos

Ao utilizar essa ferramenta o gestor tem um total controle dos seus custos. Nesse caso, há a possibilidade do empreendedor estipular quanto ele quer investir em cada mês. Assim ele determina o orçamento tendo por base os resultados obtidos.

A ferramenta permite a configuração desde o valor máximo por clique, até o orçamento diário para cada campanha.

 

Engajamento com a marca

Além de permitir a utilização da rede de busca, o Google Ads possibilita usar a Rede de Display. Isso capacita a pequena empresa exibir banners em vários sites patrocinados, todos voltados para o segmento do negócio escolhido.

Isso ajuda a divulgar e a tornar a marca do negócio mais presente e visível entre o público consumidor.

 

Conclusão

O Marketing Digital ajuda os pequenos negócios a conquistarem o seu espaço no mercado, falando com o público certo. O Google Ads, graças aos seus vários recursos de segmentação e mensuração, é uma importante ferramenta para a elaboração de estratégias.

Por essa razão, quem tem um pequeno negócio, pode obter várias vantagens ao adotar o Google Ads. E o custo é bem mais em conta do que as campanhas em outras mídias como rádio e TV.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *