Cientistas da empresa tecnológica Samsung e de umas das consideradas melhores universidades do mundo, Universidade de Harvard, pretendem criar chips de computador mais inteligentes. Para isso, eles devem usar uma técnica de copiar e colar, ou seja o famoso “Ctrl + C e Ctrl + V” para as informações cerebrais em uma rede de memória 3D.
Segundo a nota da Samsung que circula nas redes sociais, essa “engenharia reversa” pode levar os chips a imitarem melhor os cérebros, com aprendizado otimizado, adaptação e até autonomia e cognição.
Engenharia reversa é o processo de descobrir os princípios tecnológicos e o funcionamento de um dispositivo, objeto ou sistema, através da análise de sua estrutura, função e operação.
A ideia é copiar o mapa de tecido neural do cérebro com um arranjo de nanoeletrodos, ou seja espaços ocupados por mais de cinco ou dez átomos para registrar sinais elétricos produzidos pelos neurônios. O mapa extraído deve ser colocado em um chip de memória.
“A essência é copiar o mapa de conectividade sináptica funcional de uma rede de mamíferos usando ferramentas avançadas de neurociência e, sem seguida, colar esse mapa em uma rede tridimensional de alta densidade de memórias de estado sólido”, disseram os cientistas no artigo do estudo.
“A visão que apresentamos é altamente ambiciosa”, afirmou o Dr. Ham, um dos envolvidos na pesquisa, em nota da Samsung. “Mas trabalhar em direção a esse objetivo vai ultrapassar os limites da inteligência da máquina, neurociência e tecnologia de semicondutores”, complementou.
Por: Eucadia Ferreira
0 Comentário