As províncias do Uíge e Cuanza Norte estão desde hoje ligadas pela tecnologia de banda larga, através da inauguração do Projecto de Reabilitação das Infraestruturas das Telecomunicações (PRIT), noticiou a agência Angop.
A iniciativa é da operadora Angola Telecom e da empresa israelita Mitrelli e o projecto visa ligar as duas províncias com tecnologia de banda larga para a comunicação de voz, transmissão de dados, Internet e vídeo.
Num comunicado da Mitrelli citado pela agência Angop refere-se que o projecto interliga cidades e vilas através da rede básica da Angola Telecom.
Na cerimónia de inauguração foi feita uma ligação por videoconferência a partir do Uíge para Ndalatando, capital do Cuanza Norte.
Segundo o comunicado, o PRIT utiliza tecnologia de micro-ondas (feixes hertzianos) alimentada por energia solar para a transmissão de sinais, beneficiando o ambiente e economizando os custos, que se alia ainda ao benefício da rapidez de instalação e de custos operacionais, comparativamente aos sistemas de satélite e de fibras óticas.
O PRIT, refere ainda a nota, estabeleceu até ao momento mais de três mil quilómetros de rotas e 204 novos sítios da Internet em todo o país, beneficiando a população de cerca de 13 das 18 províncias de Angola.
“Inclui regiões consideradas remotas, como pequenos municípios e comunas, onde os seus habitantes ainda vivem em completo isolamento”, refere o documento, acrescentando que o objectivo é também internacionalizar as redes com ligações para as vizinhas Repúblicas Democrática do Congo e da Zâmbia.
De origem israelita, o Grupo Mitrelli está presente em Angola há quase 25 anos e além das Telecomunicações opera nos setores da Educação, Saúde, Energia e Águas, Construção Civil, Promoção Imobiliária, e Agricultura, em parceria com entidades públicas e privadas.