O gigante chinês do comércio eletrônico, Alibaba, prepara para lançar, dentro de dois meses, um serviço de televisão “à la carte” através da internet que pretende ser um “Netflix chinês”.
Segundo publicou nesta segunda-feira o jornal oficial “China Daily”, a nova plataforma se chamará TBO (“TMall Box Office”), e o própria Alibaba reconhece que será como as empresas Netflix e HBO.
Os conteúdos que serão oferecidos por esta plataforma serão tanto produções compradas na China e no exterior como criações da própria companhia, como faz a HBO, por isso pretende se transformar no principal fornecedor no mercado dos servidores de televisão a partir da internet em seu país.
Apesar de os espectadores chineses não estarem acostumados a pagar por conteúdos televisivos, a internet está a mudar os hábitos de consumo das gerações mais jovens, o que levou outros gigantes tecnológicos chineses a lançar plataformas similares.
Na China, este tipo de serviço já é oferecido por concorrentes do Alibaba, como o Tencent (com Tencent Vídeo) e o buscador Baidu (com iQiyi), além de portais como o Sohu.com e a Corporação de Informação e Tecnologia da Internet de Leshi (LeTV).
No entanto, ao contrário do que ocorre com esses portais, cerca de 90% dos conteúdos do TBO serão pagos.
“Nossa missão, e a missão de todo o Alibaba, é redefinir o entretenimento em casa”, assegurou Patrick Liu, presidente da divisão de entretenimento digital da companhia chinesa.
“Nosso objetivo é nos tornarmos algo parecido com a HBO e o Netflix nos Estados Unidos”, acrescentou.
A decisão de criar o TBO coincide com o anúncio da Netflix de que está a negociar com várias distribuidoras de conteúdos na China para chegar a uma fórmula adequada que lhe permita entrar no gigantesco mercado do país, que está submetido a leis de censura tanto na televisão como na internet.
Por outro lado, o Alibaba também adiquiriu no ano passado uma participação de 16,5% do site Youku Tudou, a principal plataforma de vídeos online da China e frequentemente descrita como o “YouTube chinês”. Por enquanto, não está claro se esta companhia terá algum tipo de relação com o TBO.
Além do anúncio deste projeto, o Alibaba firmou neste fim de semana outras duas alianças estratégicas para desenvolver sua plataforma de investimentos online em produtos de entretenimento digital, o Yulebao, que acaba de completar um ano, após o sucesso de sua plataforma de investimentos financeiros pela internet, o Yuebao.
Por um lado, a companhia Yoozoo, de Xangai, está a financiar junto com o Yulebao, que funciona como um sistema de “crowfunding”, a produção de um filme, conhecida como “The Three Body” em inglês.
O Yulebao investiu 510 milhões de iuanes (US$ 81,8 milhões) para o financiamento de filmes chineses em 2014.
Por outro, o Alibaba também assinou um acordo com a emissora TVB, de Hong Kong, para ajudá-lo a aumentar sua difusão na China e em Taiwan.
AR/Exame