O CEO e dono do Twitter, Elon Musk, anunciou recentemente uma reformulação do Twitter Blue, o serviço pago da plataforma, que dá alguns privilégios aos assinantes.
Segundo a BBC, a partir de 15 de Abril, apenas assinantes do Twitter Blue terão as suas publicações recomendadas a outros usuários. Estes também serão os únicos que poderão votar em enquetes.
De acordo com a nova política, as publicações de contas que não pagam pelo Twitter Blue não serão incluídas na secção “Para você”, onde são colocados os tweets recomendados.
Um ex-funcionário da equipa de verificação do Twitter que pediu anonimato disse à BBC: “O objectivo número um da minha equipa era proteger os usuários de danos no mundo real e isso parece ser o completo oposto”.
“Os usuários verificados usarão seu poder e sua presença na plataforma para influenciar qualquer coisa, desde desinformação até danos reais para usuários em todo o mundo. É uma ameaça silenciosa que ninguém está vendo”, disse.
O Twitter Blue teve um lançamento caótico em Novembro. Na ocasião, muitas pessoas usaram o serviço pago para se passar por grandes marcas e celebridades, já que bastava pagar pelo selo azul para ser considerado “verificado” pela plataforma. Muitos fingiram ser o próprio Musk.
O que forçou o Twitter a interromper o Twitter Blue em menos de uma semana do lançamento. O serviço foi relançado no mês seguinte.
Desde então, o Twitter Blue tem sido usado por grupos polémicos, incluindo autoridades do Talebã e seus apoiadores no Afeganistão.
0 Comentário