Retrospectiva: Re(veja) as figuras públicas angolanas e internacionais que deixaram o mundo dos vivos em 2016


A morte é uma das fases tristes que constitui o ciclo da vida. Por esta razão, o luto infelizmente fez parte de 2016 e várias foram as figuras nacionais e internacionais que tendo deixado o mundo dos vivos, encheram o rosto de seus fãs, amigos e familiares de lágrimas e deixaram saudades.

Relembre a seguir algumas das figuras que deixaram o mundo dos vivos fisicamente, mas que permanecem na mente das pessoas pelos seus feitos.

O Humorista brasileiro Shaolin morreu aos 44 anos após parada cardiorrespiratória

No princípio do ano aos 14 de Janeiro, o comediante  Francisco Jozenilton Veloso, mais conhecido como Shaolin, de 44 anos, morreu após estar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de uma clínica particular de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, por conta de uma infecção respiratória.

A notícia da morte foi anunciada pela mulher do humorista, Laudiceia Veloso, que usou seu perfil no Facebook para lamentar a morte do marido e explicar que Shaolin sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Morreu Papa Wemba vítima de uma possível malária cerebral

Aos 24 de Abril o cantor congolês Papa Wemba, morreu durante uma apresentação no Festival de Músicas Urbanas de Anoumabo (Femua), na Costa do Marfim, por causa de uma possível malária cerebral. Conhecido como o rei da rumba congolesa, Papa Wemba e sua orquestra eram um dos pontos altos do festival e sua morte causou uma grande comoção, principalmente entre os músicos, que em um primeiro momento não perceberam o desmaio do cantor e continuaram a apresentação.

 O músico angolano Orlando Loy faleceu vítima de atropelamento

Morreu no dia 15 de maio, o cantor angolano, Orlando Loy, numa das unidades hospitalares de Luanda, depois de ter sido vítima de atropelamento.

Orlando Loy era um artista que se afirmava no mercado com temas cantados em línguas nacionais, nos estilos Semba, Kilapanga, Rumba, Bolero e Merengue. É autor do grande sucesso intitulado “Homenagem”, lançado em homenagem ao já falecido cantor Tony do Fumo.

Muhammad Ali morreu aos 74 anos vítima de choque séptico

No dia 3 de Junho, Muhammad Ali morreu aos 74 anos de “choque séptico provocado por causas naturais não específicas”. Ex-boxeador e ex-campeão dos pesados sofria de doença respiratória, condição que foi complicada pela doença de Parkinson.

Morreu governador da província angolana do Cunene

O governador da província angolana do Cunene, sul do país, António Didalelwa de 61 anos, morreu aos 31 de Agosto, em Luanda, por motivo de doença, anunciou em comunicado o Bureau Político do MPLA, partido no poder.

De acordo com o comunicado, durante muitos anos, António Didalelwa que era docente universitário, desempenhou as funções de vice-reitor da Universidade Agostinho Neto para o centro universitário da província da Huíla.

Morreu o músico angolano Moisés Kafala por motivos de doença

De acordo com o irmão do artista, Zé Kafala, que confirmou o facto, o infausto acontecimento ocorreu no dia 1 de Setembro, numa unidade hospitalar da República da Namíbia, onde se encontrava em tratamento médico.

“Infelizmente o Moisés deixou-nos hoje, por volta das 15 horas, numa unidade  médica na Namíbia onde se tinha deslocado para tratar problemas ligado às cordas vocais”, confirmou Zé Kafala.

Até a data da sua morte, Moisés Kafala exercia a função de director provincial da Cultura do Bengo.

Domingos Montagner morreu aos 54 anos, afogado no Rio São Francisco, no Sergipe

Domingos Montagner, de 54 anos, morreu afogado no Rio São Francisco no dia 15 de Setembro. O actor desapareceu após um mergulho no rio, em Canindé de São Francisco, com a colega de elenco Camila Pitanga, seu par romântico na novela “Velho Chico”. Os dois gravaram cenas da trama pela manhã e, após o término, foram tomar banho de rio e ele não voltou mais à superfície.

De acordo com informações da TV Globo, as equipes de busca localizaram o corpo do ator preso nas pedras a 30 metros de profundidade, perto da Usina Hidrelétrica de Xingó, na região de Canindé de São Francisco.

 O músico Orlando Swagg, membro dos Gang Machado morreu vítima de doença

Morreu aos 9 de Novembro em Benguela o músico Orlando Swagg, membro dos Gang Machado. O autor da música “hoje não saio daqui” esteve doente, segundo a Hadja Models, agência com a qual o artista trabalhava.

“Estamos em luto. O passamento físico do nosso irmão, amigo e conselheiro Orlando Silva, que era conhecido como Orlando Swagg, membro do grupo Gang Machado, deixou um vazio no nosso seio”.

A morte de Orlando Swagg está foi lamentada por famosos e pessoas anónimas.

Fidel de Castro morreu aos 90 anos de idade

Aos 25 de Novembro o ex-ditador de Cuba Fidel Castro, morreu com 90 anos, informou seu irmão, o atual presidente do país, Raúl Castro, em um discurso transmitido pela televisão estatal. O líder histórico da Revolução Cubana teve seu corpo cremado “atendendo sua vontade expressa” na manhã seguinte, explicou Raúl Castro, visivelmente emocionado. Ele não fez comentários sobre a causa da morte do irmão.

George Michael faleceu aos 53 anos de idade

O cantor George Michael morreu no dia 25 deste mês, aos 53 anos por insuficiência cardíaca. Michael Lippman, representante e amigo de longa data do artista, informou a causa da morte ao site “The Hollywood Reporter”. Lipmann também informou que a morte ocorreu “pacificamente” enquanto ele dormia em casa, no condado de Oxfordshire, na Inglaterra.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!