Falsos fiscais rebocam carros em Luanda


Munícipes da Ingombota, em Luanda, denunciaram a existência de falsos fiscais, que se fazem passar por agentes da administração, recolhendo das ruas viaturas novas mal estacionadas ou por estarem a ser lavadas. Os falsos fiscais usam reboques e levam as viaturas para locais desconhecidos.

Algumas nunca mais aparecem. Fernando Manuel, do bairro Maculusso, foi uma das vítimas. Tentou evitar o reboque da sua viatura, mas os “fiscais” mandaram-no ir à direcção do serviço de fiscalização da Comissão Administrativa da Cidade  de Luanda ou ao parque da Chicala, na Ilha do Cabo. “Fui ao parque e a minha viatura não estava lá. Nos serviços ninguém sabia dar informações”.
Olga dos Santos Mendes também viu a sua viatura ser levada, há uma semana e nunca mais a viu. Apresentou queixa na polícia. Garantiu que os falsos fiscais usavam uniformes verdadeiros dos serviços de fiscalização. Mas o reboque não tinha matrícula nem qualquer elemento  que o identificasse.
O director do serviço de fiscalização da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, António Francisco, assegurou que todas as viaturas da fiscalização estão identificadas com o logótipo dos serviços nas portas e chapas de matrícula. As viaturas do serviço de fiscalização, acrescentou, têm cor branca e o logótipo é azul.
Quando os fiscais se deparam com viaturas mal estacionadas, sobretudo em situação de “estacionamento abusivo”, sublinhou, são rebocadas e levadas para o parque da Chicala, onde ficam até serem reclamadas pelos proprietários, que têm de pagar uma multa e o reboque. O valor da multa deve ser depositado numa das agências do Banco de Poupança e Crédito (BPC) localizado na sede da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda. Referiu que só depois a viatura é restituída ao proprietário. As multas para as viaturas mal estacionadas são 82 mil kwanzas. Em caso de lavagem da viatura na via pública, a multa é de 55 mil kwanzas. O município de Luanda tem 30 carrinhas para o apoio dos fiscais e 18 reboques para remoção de viaturas em transgressão. O município de Luanda está dividido em seis distritos urbanos: Ingombota, Maianga, Kilamba Kiaxi, Rangel, Samba e Sambizanga. O distrito urbano da Ingombota, com nove mil metros quadrados, ocupa mais de 50 por cento da zona urbana da cidade de Luanda. É onde está localizada a maior parte dos serviços administrativos e carece de parques de estacionamento.

Fonte: JA

Exit mobile version