O jovem angolano estudante do 3º ano do curso de “Refinação de Petróleo” da universidade Estatal de Petróleo na cidade de Ufa, Rússia, Mateus Esteita, está a concorrer para ser voluntário no fórum internacional 2015 da BRICS que vai acontecer na sua cidade. De acordo com o estudante, depois que ficou a saber sobre as inscrições para ser voluntário inscreveu-se logo, pois, para além dos estudos também se interessa pela política e essa seria uma boa oportunidade para adquiri mais experiências nesta área.
Vários voluntários como Mateus têm-se reunido por todo o país, para discutir medidas acerca da futura formação. De todos os candidatos apenas 800 pessoas serão seleccionadas. O principal critério de selecção segundo dizem os especialistas será o senso de responsabilidade dos candidatos.
Mateus Esteita espera fazer parte do restrito número (800), que irão fazer parte do Fórum, pois reconhece que participar em um evento desta dimensão mundial e poder ajudar na organização do mesmo seria “uma Honra, sem contar que ganharia muita experiência.”
O jovem estudante é um membro ativo da comunidade angolana residente em Ufa, primeiro secretário do MPLA na cidade, membro activo da SPE society of petroleum engeneer e da Unesco.
O Fórum económico e político dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) é um evento anual entre os representantes destes países, que buscam formalizar acordos e medidas com claros objetivos de compor um bloco econômico. Esse fórum de dois dias, na qual os cincos líderes encontram-se e trocam ideias, tem os seguintes objetivos principais:
1) Aprofundar a colaboração em termos de pesquisas de interesse mútuo;
2) Estabelecer redes entre comunidades acadêmicas dos cinco países;
3) Fornecer aos líderes dos BRICS resultados de pesquisas empíricas. Encorajar o intercâmbio acadêmico, fortalecer o diálogo com a sociedade civil e assessoria política.
Segundo acordos da última reunião realizada em 2014 no Brasil, acertou-se que o próximo fórum em 2015 realizar-se-á na Federação russa, sendo a cidade de ufa uma das cidades escolhida para o fórum. No momento decorre o processo de selecção dos voluntários, e já cerca de quatro mil jovens manifestaram o desejo de trabalhar como voluntário nos fóruns internacionais. Cada um dele está pronto para em um ano aprender chinês, Português, russo e até mesmo hindi.
Relembrar que o termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O’Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de 2001, foi adiciona a letra “S” em referência a entrada da África do Sul (em inglês South Africa). Desta forma, o termo passou a ser BRICS. Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma reunião (cúpula) entre os representantes destes países, que buscam formalizar acordos e medidas com claros objetivos de compor um bloco econômico.
Na verdade, se tornar um candidato para os voluntários é muito simples. Para fazer isso, vá até ao site VOLONTER2015.RF. Em seguida, clique na palavra “Join” e preenche o formulário: especificar o seu nome, endereço de e-mail, número de telefone e data de nascimento. Veja abaixo a reportagem feita pelo principal canal televisivo russo “Russia”.