Fernando Vunge, de 39 anos, natural do Cuanza Norte, é o primeiro angolano a orientar um mestrado em Sevilha, Espanha, noticiou o Jornal de Angola na sua edição desta sexta-feira (4).
Doutorado desde 2007 em Ciências Económicas por aquela Universidade, Fernando Vunge é técnico sénior do Gabinete de Planeamento e Estudos do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), docente e coordenador do curso de Mestrado em Economia da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto.
Desde 2013, trabalha também como professor convidado no Mestrado em Globalização e Negócios Internacionais, da Escola de Negócios do Instituto CAJASOL de Sevilha.
O angolano começou a destacar-se como académico com a publicação da sua tese de doutoramento, com o tema “Análise do Desequilíbrio Externo da Economia Angolana e Políticas para a sua Correcção”, publicada em 2007, em Espanha. Desde então, o economista tem sido convidado a trabalhar em vários projectos de investigação, em Angola e no estrangeiro, sobre a conjuntura económica nacional e internacional. Fernando Vunge é, igualmente, comentarista do programa “Janela Aberta”, da Televisão Pública de Angola, e convidado frequente de programas sobre economia no Telecentro Tele Pinar, da Televisão de Cuba, país onde se licenciou em Economia.