Aguinaldo Miguel mostra por que é considerado um dos melhores estudantes angolano na Rússia


Procurando saber mais sobre a diferença do sistema de ensino angolano com relação a de outros países, a AngoRussia foi a busca de vários estudantes angolanos que se encontram a frequentar o ensino superior fora de Angola, para conhecer um pouco das dificuldades que os mesmo passaram ou passam para se adaptar ao novo sistema de ensino em que estão inseridos no país em que se encontram a fazer o ensino superior. Aguinaldo  Miguel estudante angolano da cidade de Ivanovo, Rússia, é o nosso quinto entrevistado, num leque de várias entrevistas foram ao ar ao longo dos últimos meses.

Aguinaldo

Natural de Luanda, Aguinaldo Miguel, estudante do 4º ano de “Cibernética e Automatização”, da Universidade Estadual de Ivanovo, vive na Rússia há quatro anos, e considera-se  um jovem com muitas virtudes: criativo, eficiente, objetivo e sincero, mas como qualquer outro ser humano também tem os meus defeitos: impaciente, e por vezes “muito” otimista.

“Mantenho uma relação saudável com as outras pessoas pertencentes a comunidade Angolana em Ivanovo, poderia ser melhor com um pouco mais de tempo e dedicação, mas contudo, há respeito mútuo e ajuda por parte dos estudantes mais experientes. Para além dos estudos gosto de ler (Poemas), viajar, conhecer novos hábitos e culturas e aprender idiomas. A Rússia ensinou-me muita coisa e hoje também sou bom culinário.”, começou a dizer o estudante.

“Tenho uma rotina diária muito simples, de segunda a sábado aulas. Quando estou em casa, aproveito para cozinhar, cuidar da higiene do meu quarto, e preparar-me para o dia seguinte. O domingo é aproveitado da melhor forma possível, dependendo da disposição pode ser passado em casa ou centro comercial e as vezes cinema. Também aproveitado para conversar com a família e os amigos.”

Ensino Superior na Rússia

O ensino superior na Rússia tem duração de quatro anos, a partir daqui, os estudantes escolhem o seu curso e quando o terminarem recebem o diploma de Bacharel, semelhante à licenciatura na Europa. Após terminarem estes quatro anos, ainda podem seguir uma pós-graduação que dura cerca de dois anos, passado este tempo, recebem o título de “Mestre”. Por fim, e por opção, o estudante ainda pode seguir um doutoramento que dura três anos acabando por receber o nível ‘’candidato à ciências’’. O nível Doutor em ciências é adjudicado a um candidato às ciências que realiza uma descoberta científica.

O Ano letivo é dividido em semestres. O 1° semestre tem início no dia 01/09 e o 2° a partir de janeiro/fevereiro (dependendo do curso), com sistemas bastante rigorosos tem-se aulas de segunda a sábado.

Durante todo o semestre o estudante vai acumulando valores por meio de avaliações contínuas, provas, tarefas, laboratórios, projetos e quando chega final do semestre poderás assim receber uma dispensa ou a permissão para ir ao exame. Exemplo: Somatório dos resultados obtidos a cada disciplina apresentando a media final em percentagem (de 30-50% permissão para o exame, 52-69% Suficiente dispensa o exame, 74-84% bom, 85-100% – excelente).

Aguinaldo

O não cumprimento do programa universitário leva a reprovação (com direito a recurso, dependendo do número de cadeiras em atraso) ou em alguns casos a expulsão e deportação do estudante.

Para além dos estudos, os estudantes tem direito a diversão, as universidades possuem campos de futebol, basquetebol, andebol, ténis, e outros tipos de desportos. Ao longo de cada semestre organiza-se consertos onde os estudantes podem mostrar os seus outros talentos como dança, musica, teatro e outros.

A cidade universitária para além das salas de aulas, bibliotecas, anfiteatros, campos e refeitórios, também possuem dormitórios onde ficam os estudantes estrangeiros e outros russos que vivem distante da universidade ou em outras cidades.

Comparação dos sistemas de ensino Angolano e Russo

Em qualquer ensino a presença do estudante e professor é indispensável. Na Rússia (Ivanovo) atrasos por parte de muitos professores não são tolerados, alguns professores são muito pacientes e estão sempre presentes na universidade, do início ao final do ano letivo. Em Angola os professores são mais rígidos, muitos também não toleram atrasos, mas infelizmente ainda existe muitos professores impacientes.

Tal como na Rússia, em Angola também existe o sistema de dispensas. Infelizmente os estudantes na Rússia fazem o uso constante de cábulas, compra de tarefas, que prejudica no rendimento académico. Em Angola não digo que não usam esses meios, mas não de forma exagerada como na Rússia.

A biblioteca da universidade esta disponível para todos os estudantes sem pagar nada. Justamente este ponto é que não se faz sentir nas universidades de Angola, há poucos materiais a disposição e muitas universidades não possuem bibliotecas.

As universidades de Angola possuem melhores infra-estruturas, na Rússia posso assim dizer que as infra-estruturas são do século 19 e outras mais antigas ainda.

O objetivo desses dois sistemas de ensino, apesar de mostrar lados negativos, todos eles velam para um único ponto – formar excelentes Profissionais.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

6 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Как иностранный учащийся в России очень восхищаюсь целеустремленностью и успеваемостью студента Агинальдо. Ни для кого не секрет, что русский язык это один из самых сложных языков в мире. Приехав в Россию, большинство иностранцев начинают учиться язык с нуля, в том числе Агинальдо. Однако, его быстрое и успешное владение русским языком поражает не только преподавателей но и тех, кто с ним общается. С под-фака (подготовительный факультет) Агинальдо уже принял участие на вузовской конференции, имел публикацию, выступил по радио. Для многих иностранных студентов в ИГХТУ (Ивановский государственный химико-технологический университет) закрыть сессию это сложное дело, не говоря о том, что сдать ее на одни пятерки. А наш парень это сумел сделать. В осенней сессии 2013 г. его имя было отмечен в почетном списке отличников ИГХТУ. Это первый раз за последние годы студент-представитель Африки попал в такой престижный список вуза. Добивая этого успеха не так просто, что от меня ему БОЛЬШОЙ РЕСПЕКТ!

  2. Meu irmão estou muito orgulhoso bro. Continue assim e cumpra com os teus objectivos. Sucessos bro

  3. Que grande orgulho. O Aguinaldo sempre foi um bom aluno ja desde os nossos tempos de crianca quando faziamos o ensino de base no Colegio Somaker. Ve-lo hoje onde esta e a caminhar a passos largos para o sucesso, so me deixa realmente muito encantado e orgulhoso. Como voces disseram, e bem, boas qualidades nutrem a personalidade deste nosso guerreiro que ate hoje tenho como grande amigo. Espero que continues com este optimo percurso e que em brever possamos estar juntos, irmao. Aquele abraco, tudo de bom! F.P

  4. Começa desde pequeno Guinas!
    To contigo mano; e só fazes bem de não estudar em todos os países.. hahha se não serias melhor em todos eles…Força e coragem…