Indiferente ao caos que se instaurou na Ucrânia, Virgilio dos Santos, estudante angolano no país que pertencia a ex União Soviética, terminou o seu mestrado na especialidade de “Sistemas de Computadores e Rede” na Universidade Nacional Ucraniana do Leste Vladmir Dalia Lugansk, com diploma de menção honrosa (Diploma Vermelho).
A caminhada é longa, muitos começam, mas nem todos terminam, principalmente quando se estuda num país que está a enfrentar um difícil período, como é o caso da Ucrânia. Mas o mau período que vive a Ucrânia, não foi motivo para impedir com que o jovem estudante angolano Virgílio Mateus João dos Santos, natural de Malanje, terminasse com Menção Honrosa (Diploma Vermelho), o seu mestrado em “Sistemas de Computadores e Rede”. Em conversa com à AngoRussia, Virgílio que terminou a sua licenciatura pela Universidade Técnica Estatal de Donbas na especialidade de “Engenharia de Computacão” no mesmo país, falou do momento único que está a viver depois de ser honrado com o tão cobiçado “canudo vermelho”, seus métodos de estudos, e deixou conselhos aos novos estudantes.
AngoRussia: Como caracteriza a sua passagem pela Ucrânia?
Virgilio dos Santos: Bem! Tenho a certeza que foi um período da minha vida em que ultrapassei várias vicissitudes na graça de Deus. Aprendi muito sobre a vida, fiz grandes amizades, conheci outras culturas neste caso a cultura Ucraniana e Russa. Caracterizo o sistema de ensino Ucraniano de grande relevância em comparação com o de Angola. Num processo de ensino e aprendizagem em que existe um verdadeiro intercâmbio entre educador e o educando tudo na humildade, profissionalismo e com muito respeito.
Em poucas palavras posso assim falar que foi um benção de Deus passar na Ucrânia.
AR: Qual é o segredo para se ter sucesso como estudante?
V.S: Sem ter medo de errar não existe nenhum segredo para o estudo. Dizia o meu falecido professor Rui Malamba no ICRA-Malanje que ˝nem tudo que é importante é necessário˝ nem tudo que é necessário é importante. O sucesso só se alcança com dedicação, empenho, gestão e organização da própria vida académica. Olha sem sombra de dúvidas muitos falavam que estava a levar uma vida de senhor não de jovem, porque a minha vida se só resumia em “casa/universidade” e vice-versa. Tendo em conta que me encontrava no num sistema de ensino muito diferente de Angola, que se precisava muita paciência e dedicação na tradução do material do russo para o português, os meus objectivos estavam bem traçados. Na Ucrânia o processo de ensino é muito abrangente com relação o de Angola, em que o engenheiro em ciências de computação não só estuda as disciplinas nucleares como: Matemática, Programação, Discreta matemática, Redes de computadores, Redes neuronais, Informática, Teória de Circuitos aplicados, também se estuda outras disciplinas como: Filosofia, sociologia, psicologia, religião, geografia, segurança do trabalho, direito, pedagogia, económia, gestão, ética, etc.
AR: Qual é o conselho que deixas para os novos estudantes?
V.S: O grande conselho que eu deixo aos meus queridos colegas e amigos é que trabalhem. Lembrem-se que oportunidade só aparece uma vez na vida, e tem de ser bem aproveitada. Que sejem mais sinceros consigo mesmo. Porque Angola faz-se com pessoas formadas e qualificadas.
AR: Achas que existe uma fórmula própria para terminar com Menção Honrosa (Diploma Vermelho)?
V.S: Sim! Trabalho, trabalho e muita dedicação…
AR: O que hoje significa para si ter um Diploma vermelho?
V.S: Para min ter um diploma vermelho é uma honra. Porque são muitos os estudantes cá na Ucrânia que sonham em terminarem com “Excelência” diploma vermelho. Em contra partida a grande dificuldade é o factor língua e a adaptação no sistema de ensino aprendizagem, que foi durante os 4 ou 5 anos de formação universitária.
AR: Achas que o DV lhe vai ajudar de algum modo na busca do primeiro emprego?
V.S: Tenho a certeza, e estou confiante que vai ajudar na busca do primeiro emprego. Visto que, durante os 6 anos de formação académica na Ucrânia ainda não fui para Angola.
BEM HAJA MEU IRMÃO MEU COMPANHEIRO DE LUTA
É muita alegria e frio na barriga que eu sentia ao longo da leitura dos seus depoimentos como o super-finalista o já mais um dos quadros qualificado na área de ciências de computação e tecnologias em Angola. Em fim deixaste-me um tanto entusiasmado pelo que reitero votos de muita boa sorte e sucessos pra onde fores com o seu ´´DV´´ Sr. Virgilio dos Santos… pela vida a nossa boa formação e pela formação o reconhecimento de outrem! Os meus respeitosos cumprimentos.
parabens mano por esta conquista sao de pessoas como esta que Angola precisa
parabens mano por esta conquista sao de pessoas como esta que Angola precisa
Obrigado tio custodio (Orquídia) vc e nossa fonte de inspiração
Parabéns, mestre Orquidia! Malanje se orgulha de si. Eu mais ainda por ter convivido consigo durante seus primeiros contactos com a informática! Parabéns!
Obrigado irmao.
Obrigado irmao.
Grande orgulho para seus familiares, e n só pra os jovesns que estão em busca dos seus sonhos.Muitos parabéns meu kota.