Das 50 consultas externas de ginecologia realizadas diariamente na maternidade Lucrécia Paim, em Luanda, 40% das mulheres (20) são diagnosticadas com miomas, uma doença que tem sido cada vez mais frequente.
De acordo com o jornal, ‘O país’, por conta do número de casos que tem vindo a aumentar, a situação está a ser considerada como pandémica, já que causa infertilidade, de acordo com a médica obstetra e ginecologista, Eurídice Chongolola, cotada pelo meio de comunicação.
Ainda segundo o mesmo artigo, na maternidade Lucrécia Paim, os casos de miomas são registados e acompanhados dentro da consulta de ginecologia. Na referida instituição, muitas são as mulheres na lista de espera para serem operadas e algumas com diagnóstico definitivo pendente, porque há chances de que podem engravidar e retornar com o tratamento.
A médica obstetra e ginecologista, directora dos serviços ambulatórios da referida maternidade, Eurídice Luísa Chongolola, afirmou que diariamente são realizadas 50 consultas de ginecologia, das quais 40% são portadoras de miomas, e diariamente realizam duas grandes cirurgias.
A mesma lembra que as miomas são formações sólidas que crescem a nível do útero e actualmente muitas mulheres são acometidas por esta infecção.
0 Comentário