Vietnã regista nova variante do coronavírus com mutações das cepas da Índia e do Reino Unido


O Vietnã detectou recentemente uma nova variante do corona vírus, que combinaria mutações presentes nas variantes originadas na Índia B.1.617 e no Reino Unido B.1.117.

A nova variante descoberta é híbrida e combina características das variantes indiana e britânica, de acordo afirmou neste domingo, 30 de Maio, o Ministro da Saúde do Vietnã, Nguyen Thanh Long, em uma reunião sobre a pandemia.

A característica principal deste vírus é a rápida propagação rapidamente pelo ar. A concentração do vírus na garganta e na saliva aumenta rapidamente, se espalha com muita força para o ambiente próximo.

O ministro ressaltou que o país divulgará em breve a descoberta no mapa mundial de cepas genéticas.  A notícia foi divulgada no momento em que o país enfrenta uma nova onda de contágios em mais da metade de seu território, incluindo, as zonas industriais, e as grandes cidades como Hanói, e Ho Chi Minh.

O governo foi elogiado pela gestão durante primeira onda da pandemia no ano passado, com a adoção de quarentenas em larga escala, além de um sistema estrito de diagnóstico e isolamento.

Diante do aumento de contágios, os deslocamentos foram limitados em todo o país e os locais de lazer e culto estão fechados em várias regiões.

Importa frisar que o Vietnã tem 97 milhões, de habitantes e até o momento vacinou um milhão de pessoas. As autoridades querem acelerar o ritmo e alcançar a imunidade coletiva até o fim do ano.

Por: Fátima Kandjila.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *