As viaturas angolanas, poderão através dos novos modelos de matrículas, lançados nesta quarta-feira, 10 de Janeiro, circular normalmente nos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Segundo o Director Adjunto da Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, havia bastante dificuldades de as viaturas angolanas atravessarem fronteiras, devido a falta de identificação, mas de agora em diante já poderão circular nos países da SADC.
“Em qualquer esquina sem um mínimo de segurança, o cidadão com um simples telefonema é capaz de obter uma matrícula. Portanto a nível da região da SADC nós somos praticamente os últimos a uniformizar. Este é a grande novidade que o projecto também traz, tínhamos alguma dificuldade mesmo aqui próximo das fronteiras, porque não tínhamos um elemento que identificava se a matrícula é de Angola, mas com este novo modelo naturalmente já será possível”, disse Domingos Sachitela à RNA.
A Províncias de Luanda, Benguela, Cabinda, Huila, Cunene, Namibe e Zaire são as primeiras sete províncias que vão dar início a atribuição das novas chapas de matrículas. O processo lançado tem a duração de dois anos.
No total, oitenta empresas estão credenciadas para aplicar as novas chapas de matrículas, enquanto quatro outras irão fornecer a matéria prima.