Viana ganha oito novos distritos


O município de Viana, vai contar à curto ou médio prazo com oito distritos, devido uma nova divisão administrativa, anunciou o Administrador da circunscrição, Manuel Caterça. 

De acordo com os estudos e directrizes do Ministério da Administração do Território e Governo de Luanda, a reunião ordinária da administração municipal decidiu que o município tenha o referido número de distritos.

“Há uma orientação para criação dos distritos e o governador de Luanda instruiu para que nós fossemos ensaiando já a localização desses distritos e o que nós temos estado a fazer aponta para o cumprimento desta orientação”, explicou Manuel Caterça à impressa.

Manuel Caterça disse que actualmente o seu pelouro já está a trabalhar na identificação de espaços e elaboração dos projectos para que sejam submetidos à apreciação superior, de modo a serem disponibilizadas as verbas para implementação desses distritos, e adiantou também que a Zona do Capalanga pode vir a ser o centro administrativo do distrito e vai acolher também as Caop A, B e C.

“O que pretendemos fazer, em função da nossa disponibilidade financeira, é encontrar espaços, ainda que a título precário, para pôr as pessoas a funcionar e desconcentrar determinados serviços que temos acumulado na administração municipal, tais como a emissão das certidões/atestados de moradores”, explicou.

Manuel Caterça acredita que até o proximo mês esses serviços estejam a funcionar em alguns bairros, descentralizando-se assim a administração municipal.

“Em Viana, assim que haver um diploma próprio que cria e defina o funcionamento dos distritos, certamente serão nomeados igual número de administradores distritais e a perspectiva aponta para a nomeação de oito. É um exercício que está a decorrer. Vai se concluir o processo da nova divisão administrativa de Luanda e depois vai se tratar das questões dos distritos”, concluiu.

No encontro também fizeram se presentes directores municipais, presidentes das comissões de moradores, assim como habitantes de longa data da circunscrição.

O município de Viana é um dos mais habitados da capital do país, com mais de dois milhões de habitantes, e acolhe também o maior parque industrial de Angola.

 

Fonte: OPaís

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!