Viana é actualmente o município com mais cidadãos infectadas com VIH/Sida a nível da província de Luanda, de acordo com o presidente da Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida António Coelho.
Aberta ontem em Luanda a campanha de sensibilização, durante entrevista a um jornal nacional, António Coelho disse que depois de Viana está o Distrito Urbano do Rangel.
O presidente da sede, acrescentou que na capital dos 160 mil infectados com VIH/Sida 30 por cento encontram-se no município de Viana, tendo destacado os distritos urbanos do Zango e da Estalagem considerados “epicentro de novas infecções”.
O elevado índice de pobreza que se registam naquelas localidades, bem como a falta de informação sobre as formas de transmissão do VIH/Sida e as suas consequências são os principais motivos que fazem com que a prostituição aumente e que surjam novos casos, segundo Antônio Coelho
Angola regista normalmente uma média anual de 26 mil novas infecções por HIV e 13 mil mortes pela doença, algo que preocupa as autoridades locais.
Por: Eucadia Ferreira