Os cidadãos angolanos e os emiratis poderão, em breve, circular nos dois países sem necessidade de vistos em passaportes ordinários e de serviço, segundo anunciou o ministro das Relações Exteriores, Téte António, sábado(18), em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.
De acordo falou o ministro das Relações Exteriores ao JA, para a cobertura da visita oficial do Presidente da República, João Lourenço, aos Emirados, o objectivo é cumprir com o anseio de muitos angolanos que aclamaram por este feito.
“Os homens de negócios e a população dos dois países têm pressa que esse acordo seja materializado o mais rápido possível, interesse que vai de encontro ao desejo das autoridades angolanas”, indicou Tete António.
O ministro destacou acreditar que “em pouco tempo” o acordo seja materializado, mas salientou que antes da execução o instrumento jurídico deverá cumprir os trâmites legais nos dois países. Interrogado se o acordo vai abranger todos os tipos de passaportes, o ministro respondeu apenas: “Vamos chegar até lá”. Acrescentando que é também este o desejo das autoridades angolanas”.
A par da assinatura do instrumento jurídico relativo à supressão de vistos, as autoridades dos dois países devem rubricar hoje (segunda-feira) acordos nos sectores dos Transportes, Energia, Agricultura e relativo às cidades inteligentes, cuja cerimónia será testemunhada pelo Chefe de Estado. A necessidade e interesse de Angola rubricar o acordo relativo às cidades inteligentes surge do facto de na actualidade a urbanização requerer mais tecnologias e infra-estruturas modernas, referiu o ministro, para quem os Emirados Árabes Unidos possuem tecnologias que podem ser úteis para o país.
O ministro das Relações Exteriores frisou que os dois países têm estado, nos últimos tempos, a dinamizar a cooperação bilateral, realçando que já existem “acções concretas” em matéria de investimentos em Angola, no quadro do Acordo de Cooperação Técnica assinado a 16 de Junho de 2015.
“Este é o Acordo Mãe, que tem vindo a ser aprofundado nos últimos tempos”. “O Presidente da República vem justamente aos Emirados Árabes Unidos para impulsionar a cooperação económica, assente na diplomacia económica, que tem sido o foco das relações bilaterais”, afirmou.
Ainda sobre a necessidade da assinatura do acordo de supressão de vistos, o ministro Téte António afirmou que é impossível falar de fomento de negócios sem que haja facilidade na circulação dos agentes promotores dos negócios entre os dois países. Com as autoridades dos Emirados Árabes Unidos, o ministro esclareceu que Angola também tem estado a trabalhar em outros domínios, que constituem interesse para os dois países. Mas não revelou tais sectores.