Vendedoras ambulantes recebem apoio para desenvolver seu negócio


Mais de quarenta vendedoras ambulantes do distrito urbano do Rangel, em Luanda, receberam na segunda-feira kits para desenvolverem o seu negócio, numa parceria entre o Ministério da Família e Promoção da Mulher e a empresa Coca-Cola Angola.

A ministra da Família e Promoção da Mulher realçou, no acto formal de entrega, a importância das parcerias público/privadas para resolução de alguns problemas das comunidades. Filomena Delgado salientou que o Estado sozinho não consegue fazer tudo, por isso dá grande importância às parcerias, procurando ­trabalhar com as empresas, organizações não governamentais e igrejas, para levar avante as suas responsabilidades enquanto Estado, segundo informa o Jornal de Angola.

Referindo-se concretamente à entrega dos kits, frisou que se tratava de um pequeno gesto com grande importância, “porque existem exemplos de pessoas que iniciaram assim e conseguiram elevar os seus negócios, chegando até mesmo a serem considerados grandes empresários”.

Explicou que o seu pelouro está a trabalhar com o Governo Provincial de Luanda para formalizar o negócio das vendedoras ambulantes e que o acto em referência era a primeiro colaboração nesse sentido. Acrescentou que, na sequência da entrega dos kits, as vendedoras vão ser registadas e deverão possuir cartões de sanidade e de comércio ambulante.

O vice-governador da província de Luanda para a área Económica, José Manuel Cerqueira, disse que a iniciativa vai melhorar o nível de vida das famílias envolvidas e contribuir para o asseio e qualidade do serviço de venda de refrigerantes. Chamou a atenção para a necessidade da continuidade dos serviços e de perspectivar-se a substituição dos meios entregues, assim que os mesmos atingirem o seu tempo de vida útil. Cada kit é composto por quatro grades de refrigerantes, uma caixa térmica rolante, sombrinha e avental.

Segundo o responsável da Coca-Cola Angola, Manuel Sumbula, a empresa está engajada em projectos sociais,   que tiveram início em  2016 com o lançamento do projecto de entrega de kits a 46 vendedoras ambulantes no Zango, município de Viana. Fez saber que o projecto, que vai continuar,  tem o objectivo fundamental de elevar as senhoras à condição de    empreendedoras e inseri-las na cadeia de distribuição da Coca-Cola.

O administrador do distrito do Rangel, Francisco Manuel Domingos,  afirmou estarem lançadas as bases para as vendedoras aumentarem as suas rendas e sustentarem as suas famílias.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!