Valor da monarquia britânica chega a US$ 88 bilhões


 O valor estimado da monarquia britânica é de cerca de 88 bilhões de dólares, de acordo com a pesquisa feita pela Brand Finance, uma das maiores empresas do mundo em avaliação e gestão de ativos intangíveis, e a Forbes. 

O comércio de Londres está animado com a possibilidade de faturar com a chegada de dezenas de milhares de turistas no fim de semana, principalmente americanos. A movimentação em torno da cerimônia levou a consultoria Brand Finance, especializada em avaliação e gestão de marcas, a dobrar sua previsão sobre o impacto econômico do casamento real. A estimativa agora está em torno de um bilhão de libras.

Só a área de turismo poderá receber uma injeção de 300 milhões de libras, segundo a consultoria — uma boa notícia para um país abalado pelas consequências econômicas do Brexit. Há outros cálculos mais modestos que o da Brand Finance, que compara a força da dupla Harry e Meghan à de William e Kate, casados desde abril de 2011, após uma cerimônia assistida por dois bilhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Mesmo que as estimativas variem, ninguém duvida do potencial da monarquia para impulsionar os negócios britânicos, principalmente quando há uma grande comemoração à vista.

A consultoria Brand Finance estima uma cifra total de 58,4 bilhões de libras, valor que inclui 21 bilhões de libras de ativos tangíveis, como o tesouro da Coleção Real e propriedades privadas, e 37,4 bilhões de libras de ativos intangíveis, ou seja, a contribuição de longo prazo da monarquia para a economia britânica.

De acordo com o estudo, a família real contribui com mais de um bilhão de libras para a economia britânica, agregando valor a áreas como turismo e negócios.

No ano passado, a empresa calculou o valor da monarquia britânica em US$ 88 bilhões, combinando o patrimônio da rainha com a “marca” dos Windsor, que gera benefícios em setores variados. Na área do turismo, os cenários ocupados pela família real estão entre as maiores atrações do país. Somente as residências oficiais da rainha receberam 2,8 milhões de pessoas em 2016.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!