Conheça Valdano Manuel, o cirurgião que faz “milagres no coração” dos angolanos


O jovem cirurgião cardiovascular angolano, Valdano Manuel, chefe dos Serviços de Cirurgias Cardiovasculares do Complexo Hospitalar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Angola, tem sido bastante elogiado nos últimos dias pelos procedimentos cirúrgicos de alta complexidade que tem vindo a realizar nos “corações dos angolanos”. 

Foto: DW

Formado pelo Instituto do Coração (Incor) da Universidade de São Paulo, Brasil, onde é aluno de doutorado, Valdano Manuel exerce a função de Chefe de serviço no Hospital Dom Cardeal Alexandre.

Desde a inauguração da unidade hospitalar em que trabalha, que aconteceu em 2021, até a data presente, Valdano Manuel já realizou 323 cirurgias cardiovasculares, sendo 255 pacientes adultos, com 29 óbitos, e 68 crianças, com 4 óbitos, de diferentes níveis de complexidade e risco cirúrgico.

Se justifica que sessenta por cento de 194 dos pacientes que foram intervencionados com a supervisão de Valdano Manuel, são valvulares reumáticos de doença, comum em países em desenvolvimento, a maioria já com hipertensão pulmonar instalada, o que aumenta o risco de óbito no pós-operatório.

Em Janeiro do ano em curso, o Cirurgião, realizou uma campanha de solidariedade em torno da adolescente Esperança Hangalo, a menina oriunda da província do Namibe, internada no Hospital Cardeal Alexandre do Nascimento, que chegou a comover os angolanos, com destaque para as figuras públicas Pérola, Ary, C4 Pedro e Stela de Carvalho,  que prestarem apoio a menina. Quem também não ficou indiferente é a Ministra da Saúde, Silva Lutucuta, pela forma que o cirurgião tem tratado os corações dos angolanos, o que consideram um ‘milagre’.

 

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *