O Reino Unido começou a aplicar uma vacina experimental capaz de combater até 15 tipos diferentes de cancro. A terapia personalizada usa RNA mensageiro (mRNA), mesma base usada em vacinas contra a Covid-19, e está a ser aplicada em pacientes selecionados.

Foto: DR
A tecnologia é capaz de combater até 15 tipos da doença, o que inclui cancros de pulmão, rim, intestino e pele.
A nova via de administração substitui a infusão intravenosa tradicional, com tempo estimado entre 3 a 5 minutos, o que optimiza o trabalho dos profissionais de saúde e aumenta o conforto dos pacientes.
O tratamento está a ser oferecido gratuitamente pelo NHS, o sistema público britânico de saúde, por meio de um acordo com a farmacêutica Bristol Myers Squibb.
A medida faz parte da estratégia do Reino Unido para ampliar o acesso a terapias inovadoras até 2030.
Com expectativa de beneficiar cerca de 1.200 pacientes por mês, a medida promete agilidade no atendimento e liberação de capacidade hospitalar.
O nivolumabe actua bloqueando o sinal das células tumorais que inibem o sistema imunológico, permitindo que as células T, um tipo de célula imune, reconheçam e ataquem os tumores. O medicamento se liga à proteína PD-1, fundamental para essa resposta imunológica.