A Universidade Katyavala Bwila de Benguela (UKB) e o MCA Group, assinaram na passada quarta-feira, 16 de Fevereiro, uma parceria que permite a duas dezenas de engenheiros recém-licenciados nesta instituição de ensino superior angolana iniciar o seu percurso no mercado de trabalho, beneficiando do acompanhamento e orientação por profissionais com vasta experiência.
A parceria integra equipas multidisciplinares para o desenvolvimento de projectos solares fotovoltaicos. Os jovens engenheiros serão recrutados para um programa de estágio directamente associado ao Projecto Solar que o MCA Group tem em execução. Estes foram seleccionados na instituição que ministra os cursos de licenciatura em Engenharia Mecânica, Engenharia Electrotécnica e Engenharia Electromecânica.
A assinatura da parceria ocorreu a 16 de Fevereiro, no Grande Auditório da UKB de Benguela, e contou com o discurso do Reitor Albano Vicente Lopes Ferreira e da Eng.ª Elisabete Alves, Presidente do Conselho de Administração da MCA Angola.
“A colaboração entre a UKB e a MCA representa, sem dúvida, uma mais-valia para a formação profissional destes jovens recém-licenciados, assim como para a sua inserção no mercado de trabalho qualificado”, lê-se na nota.
A sociedade entre as duas instituições tem a duração de um ano e permite a integração profissional de jovens recém-licenciados, por períodos de seis meses, durante o qual cada um dos estagiários terá a oportunidade de adquirir conhecimentos em áreas específicas no âmbito da energia solar e de parques fotovoltaicos, sendo orientados por engenheiros experientes, dos quais receberão ferramentas e metodologias de trabalho essenciais para o seu percurso profissional futuro.
De acordo a uma nota a que o AngoRussia teve acesso, os estágios serão remunerados pelo MCA Group, prevendo ainda visitas regulares por parte de outros alunos que frequentam a UKB de Benguela que desejam conhecer com mais detalhes as estruturas, sua arquitectura, concepção e tecnologia de ponta.
O MCA Group tem longa presença em todo o território angolano, centrando a sua actuação na promoção do desenvolvimento das comunidades onde actua, seja através da criação de postos de trabalho, da formação ou da implementação de projetos de responsabilidade social.
O principal projecto de geração de energia renovável de base solar em execução pelo MCA Group em Angola consiste na construção de sete parques fotovoltaicos, localizados em seis províncias angolanas, com uma capacidade total instalada de 370 megawatts (MW). O mesmo inclui o maior parque fotovoltaico da África Subsariana, situado no Biópio, na província de Benguela, com uma capacidade instalada de 188 MW, e representa na sua globalidade um investimento superior a 500 milhões USD, produzindo energia eléctrica para abastecer uma população de 2,4 milhões de pessoas.
Para além da província de Benguela, o projecto envolve a construção, pelo MCA Group, de parques fotovoltaicos no Huambo, Moxico, Luanda Sul, Lunda Norte e Bié, e está previsto a sua conclusão por fases, com os primeiros parques operacionais no final do primeiro semestre de 2022.
0 Comentário