O Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC), da Universidade Católica de Angola, realiza hoje em Luanda uma conferência internacional em que apresentará o relatório económico e o relatório social de Angola, relativos a 2014.
No relatório económico, de entre as várias medidas constantes figura a defesa da desvalorização imediata até 20% da moeda nacional, kwanza, face ao dólar, para travar a especulação no mercado paralelo.
A informação foi avançada à Lusa pelo diretor do CEIC e um dos autores do estudo (2014), o economista e professor universitário Manuel Alves da Rocha.
O relatório constitui uma das referências do plano económico em Angola e analisa, entre outros assuntos, as consequências da quebra da cotação internacional do crude, que no caso de Angola fez diminuir a entrada de divisas no país.
Além do relatório económico de 2014, o CEIC vai apresentar também a análise à situação social do país, documentos que resultam da pesquisa e análise científicas às principais políticas, comportamentos e resultados de ações institucionais.
A conferência é ainda marcada pela intervenção do professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, Braga de Macedo.