Unitel realiza mega campanha de reflorestação de mangais


No âmbito da sua responsabilidade social, a Unitel uniu-se a Associação Otchiva, e realizou neste sábado, 19 de Outubro, uma grande campanha de plantação e reflorestação do ecossistema mangal, na comunidade do Tapo (entrada terrestre para o Mussulo). A iniciativa contou com a participação de 200 colaboradores voluntários da empresa, que plantaram 10 mil mudas mangais.

Foto: Gelson Geraldo/AngoRussia

Animados, os colaboradores da Unitel, da Associação Otchiva e alguns membros da comunidade local, plantaram dez mil mudas de mangais para ajudar na restauração do ecossistema. Além do impacto ambiental, o acto serviu para fortalecer o espírito de união entre os participantes, mostrar o poder da conscientização e ampliar a responsabilidade social.

No discurso de abertura, a CFO da Unitel, Eliana dos Santos destacou a importância da iniciativa para o ambiente, assim como a preservação da saúde da comunidade.

Filipe Martins Dala, Coordenador da Comunidade do Tapo, louvou a iniciativa da Unitel e ressaltou a importância de proteger os mangais através da sensibilização da população local e não só.

“Associação Tchiva já trabalha conosco, é a primeira vez que recebemos a Unitel, trouxeram-nos mais de 350 mosquiteiros para as comunidades. Essa iniciativa é muito boa, visto que aqui no Mussulo há muitos mosquitos. A comunidade do Tapo tem sete jovens preparados pela equipa técnica do Otchiva, nós estamos aqui para proteger os mangais através das sensibilizações para a população não cortar os mangais, não matar os flamingos, sensiblizar as pessoas para não construírem ao lado dos mangais”, disse.

Por sua vez, Telmo dos Santos, Chefe do Departamento de Segurança no trabalho e Sustentabilidade Ambiental da Unitel, salientou que “a ideia surge da nossa estratégia empresarial, que naturalmente contempla iniciativas do ponto de vista ambiental, quer do ponto de vista de comprimento legal das obrigações do Ministério do Ambiente, quer do ponto de vista de acções de responsabilidade ambiental com impacto para as comunidades, para o clima, para biodiversidade e que de facto ajuda”.

“O ecossistema mangal é responsável pelo processo de descarbonização que hoje fala-se muito por conta dos temas ambientais que o mundo vive, como as alterações climáticas, a poluição e ameaça da biodiversidade. Portanto, a Unitel definiu um conjunto de iniciativas do ponto de vista ambiental para apoiar o tema da sustentabilidade e do ambiente”, sublinhou.

Telmo dos Santos reforçou ainda, que cada cidadão tem um papel fundamental, que não é só dos políticos, dos governos, que “é também das empresas, é também de cada um de nós de forma individual, por isso trouxemos aqui os nossos colaboradores que voluntariamente vieram e cada um plantou 50 mudas de mangais e contribuiu individualmente, para deixarmos aqui a nossa marca e o nosso contributo para com o ambiente”.

No final do evento, procedeu-se a entrega de mais de 350 mosquiteiros à comunidade, uma acção que reforça o compromisso da Unitel com o bem-estar social.

Exit mobile version