O partido UNITA que defende não reconhecer os resultados divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), destacou recentemente que não teve acesso à acta dos resultados definitivos, e que soube apenas dos resultados finais através dos órgãos de comunicação social.
Segundo um comunicado do Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, a que ‘CNN Portugal’ teve acesso, o referido partido tomou conhecimento dos resultados anunciados na segunda-feira pelo presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, por intermédio dos órgãos de comunicação social públicos do país.
O documento adianta igualmente que não reconhece os resultados da CNE, enquanto não forem decididas as reclamações já na sua posse, e referiu ainda que o partido não foi notificado da decisão do plenário que assegura os referidos resultados e não recebeu cópia da acta do apuramento dos resultados definitivos das eleições gerais de 24 de Agosto, como estipula a lei.
“Neste contexto aproveita informar a opinião nacional e internacional que dentro dos prazos legais fará entrada de uma reclamação que terá os efeitos suspensivos da declaração dos resultados definitivos apresentado pela CNE”, adianta-se no referido comunicado citado pela CNN Portugal.
A UNITA sublinhou, por último, que é do interesse de todos os angolanos que a CNE não se furte a comparação das actas síntese em posse dos partidos políticos, resultantes da ”vontade popular, expressa nas urnas, que representa a verdade eleitoral”.
Importa frisar que, a Comissão Nacional Eleitoral anunciou na segunda-feira que o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) venceu as eleições em Angola com 51% dos votos contra 44% da UNITA.