Unido a OMS, MINSA lança concurso de Artes sobre Saúde Mental


Celebrado anualmente aos 10 de Outubro, com o objectivo de aumentar a consciencialização sobre as questões ligadas ao tema, o estudo da saúde mental é uma matéria indiscutível e urgente. Os dados da Organização Mundial da Saúde (2019) apontam que 970 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com um transtorno mental, sendo a ansiedade e a depressão as mais comuns.

DR

Para aumentar a consciencialização sobre as questões de saúde mental em Angola e mobilizar esforços para o apoio à saúde mental, o Ministério da Saúde (MINSA) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Camões – Centro Português de Cooperação e da Universidade Privada de Angola realizou nesta quinta-feira, 22 de Agosto, o evento de apresentação da primeira edição do Concurso de Artes sobre Saúde Mental, sob o tema “Saúde Mental: Um Direito de Todos”.

O concurso visa promover a consciencialização e a discussão sobre a saúde mental através da expressão artística nas categorias de Poesia, Fotografia, Jornalismo Escrito e Pintura. As submissões, enviadas inicialmente de 01 de Julho a 14 de Agosto, serão prorrogadas até 06 de Setembro de 2024, e a posterior serão avaliadas por um júri experiente, conforme as especificações descritas no regulamento.

Esta distinção não monetária premiará dois finalistas e um vencedor em cada categoria, num evento alusivo ao Dia Mundial da Saúde Mental aos 10 de Outubro, sendo o vencedor recompensado com um programa de mentoria, certificado, troféu e um livro ilustrativo com as criações finalistas.

Espera-se que este concurso contribua para a consciencialização sobre a importância da saúde mental, enfatizando a necessidade de enfrentar o estigma e a desigualdade no acesso aos cuidados de saúde mental, reforçando a responsabilidade colectiva de governos, comunidades e indivíduos, promovendo assim sociedades mais justas e inclusivas.

Exit mobile version