Segundo o Dr. Adriano Manuel que falava durante um debate, Angola tem apenas uma médica especialista em Oncologia Pediátrica e esta não tem um salário efectivo e nem um contrato com o Estado, ficando deste modo dependente da simpatia do Director da instituição em que trabalha, para receber alguma remuneração.
Durante um debate no canal do YouTube “Pensar Angola”, o médico angolano Dr. Adriano Manuel fez saber que o país tem somente uma médica especialista em Oncologia Pediátrica, que trabalha no hospital oncológico, mas sem um contrato com o Estado.
“Sabes quantos especialistas em oncologia pediátrica temos em Angola? Apenas um, e este um que é uma médica não recebe salário, não tem contrato com estado, mas trabalha no hospital oncológico. Quando o Director acha que deve dar dinheiro, dá um dinheiro a essa senhora, a senhora depende da simpatia do Director”, disse.
Quantos aos cardiologistas, o médico destacou que o país conta apenas com cem, e estes dão resposta aos 34 milhões de habitantes.