O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) entregou hoje 40 pacotes informáticos para equipar 20 maternidades de Luanda, com o objetivo de reforçar a expansão do registo de nascimento em curso em Angola.
O material, composto por computadores, ‘scanners’, máquinas fotocopiadoras e impressoras, entregues à direção nacional dos Registos e do Notário, é financiado pela União Europeia.
O programa deverá estender-se às províncias do Uíge, Moxico, Huíla, Bié, Cuanza Sul e Malange, onde foram identificadas mais de 40 maternidades.
No ato de entrega, a representante adjunta da UNICEF em Angola, Amélia Russo, disse que a expansão dos serviços nas maternidades vai facilitar o acesso gratuito aos serviços de registo de nascimento para milhões de crianças recém-nascidas em diferentes localidades do país.
Por seu turno, o diretor nacional dos registos e notariado, Claudino Filipe, disse que a meta do Governo é proporcionar o registo logo à nascença, no âmbito do projeto “Nascer com Registo”, que deverá arrancar ainda este mês.