Um único peixe paralisou uma plataforma petrolífera da BP – Angola, diz site


A petrolifera BP anunciou na passada segunda-feira (17), que a sua produção de petróleo em Angola no campo Plutónio foi drasticamente afectada porque um peixe espadarte danificou uma das mangueiras ligadas à plataforma flutuante que produz, armazena e descarrega o crude.

peixe paralisou

Segundo o jornal Expansão, que cita agência Bloomberg. De acordo com o artigo, a BP, após este incidente, declarou “motivo de força maior” sobre as exportações de petróleo. Embora a plataforma petrolífera não esteja completamente inactiva, está a produzir a uma taxa muito reduzida, afirmou Robert Wine, porta-voz da empresa em Londres.

O “motivo de força maior” é uma das saídas legais que protege a empresa de responsabilidades quando não pode cumprir um contrato por razões alheias à sua vontade.

Mas esse motivo, é dito no artigo, é um espadarte azul do Atlântico, um peixe que pode atingir um tamanho de 4,5 metros e pesar até 900 quilos, de acordo com a National Geographic.

A BP tem previsto fechar o campo de Plutónio durante quatro semanas em Março para manutenção, segundo o responsável da BP em Luanda, Paulo Pizarro, citado pelo Expansão e pela Bloomberg.

Aquela estrutura tem capacidade para bombear 180 mil barris por dia no valor de 20 milhões USD por dia. A exportação do campo já tinha sido reduzida em Janeiro por causa de problemas técnicos, adiantou Paulo Pizarro.

Por: NJ


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. 20 milhoes por dia enquanto q o povo dono do petroleo vive com menos de 1 dolar por dia….q triste cenario.