Trinta funcionários da plataforma petrolífera do Bloco 3 infectados com a Covid-19


Trinta funcionários da plataforma petrolífera do Bloco 3 estão infectados pela Covid-19, sendo que, nas próximas 48 horas, será feita a evacuação segura dos demais integrantes deste bloco, informou esta quarta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

Franco Mufinda esclareceu que os referidos trabalhadores infectados fazem parte dos 100 casos divulgados no passado domingo  (9) de Agosto, e já estão a receber os devidos cuidados médicos em Luanda.

Sublinhou também que já foram tomadas as devidas medidas de saúde pública, centradas no rastreio e testagem dos contactos dos respectivos casos positivos, assim como a desinfecção da respectiva plataforma.

Acrescentou que o diagnóstico desses trabalhadores, que funcionam em regime de rotação, resultou de um estudo epidemiológico realizado em torno dos 100 casos registados no último domingo.

Segundo o secretário de Estado,  para a retirada segura dos funcionários infectados na plataforma foi necessário mobilizar as equipas de saúde pública dos ministérios da Saúde e dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, bem como da empresa petrolífera angolana Sonangol.

Informações disponíveis, relativas a 2005, dão conta que o grupo que explora os blocos 3/05 e 3/05-A, é liderado pela Sonangol e integra capitais chineses, japoneses, italianos, sérvios e croatas.

Situado ao largo da costa angolana, o Bloco 3/05 é o principal ativo da Sonangol Pesquisa e Produção, tendo atingido uma produção de 15,8 milhões de barris durante o ano de 2015.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *