Tribunal Penal Internacional emite mandado de detenção contra Vladimir Putin


O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu, esta sexta-feira, 17 de Março, um mandado de detenção contra o Presidente russo, Vladimir Putin, sob acusações de ser responsável por crimes de guerra na Ucrânia. 

Foto: DR

Em causa estão os crimes de guerra e o alegado envolvimento do Presidente Russo e uma funcionária do governo no processo de deportação ilegal de crianças de áreas ocupadas na Ucrânia durante a guerra.

De acordo um comunicado, o TPI também emitiu um mandado para a detenção de Maria Alekseyevna Lvova-Belova, comissária para os Direitos da Criança no Gabinete do Presidente da Federação Russa por acusações semelhantes.

Em função destas acusações, Moscovo já reagiu considerando que se trata de uma decisão “insignificante e sem validade” jurídica. Já Kiev fala numa “decisão histórica” e avisa que é só o início.

A cidade de Moscovo tem sido alvo de frequentes acusações de alegados crimes cometidos durante a invasão da Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro de 2022, embora as tenha negado sempre e garantido que não atinge alvos civis.

Exit mobile version