Três homens fingiram ser empresários e compraram fábrica com dinheiro falso


Três homens, com idades compreendidas entre os 16 e os 34 anos, foram detidos por crime de burla que ocorreu no passado dia 19 do presente mês, numa freguesia no Concelho de Santo Tirso, Portugal.

Segundo o que informou ontem o Notícias ao Minuto baseando-se numa nota de imprensa feita pela polícia judiciária portuguesa, os presumíveis autores do crime fizerem-se passar por empresários e representantes de um grande investidor que pretendia obter instalações fabris.

“Para concretizar o crime, os autores apresentaram-se como empresários e representantes de um grande investidor que pretendia adquirir umas instalações fabris de momento inativas, pela quantia de um milhão e quatrocentos mil euros, pagando o preço em dinheiro, designadamente em maços de notas de duzentos euros”, descreve a Polícia Judiciária.

A mesma nota informa que, após este procedimento, “enquanto o imóvel ficaria registado em nome de uma terceira pessoa por eles a indicar e de nacionalidade estrangeira, um dos acusados receberia do dono da empresa uma comissão de trezentos mil euros pela mediação do negócio”, sendo que muitos contactos eram previamente preparados “quer em Portugal quer em Bruxelas”.

Aquando da denúncia, as autoridades tomaram ação e confirmaram desde logo que o dinheiro utilizado para a concretização do negócio eram notas falsas, “tentando obter porém os trezentos mil euros verdadeiros a pagar como comissão pelo dono da empresa”.

Na sequência desta investigação foi apreendida ainda uma mala que continha setenta maços de notas falsas de duzentos euros, uma máquina de contar notas com carregador e bolsa condicionante, rolos de película aderente e diversas tiras de notas abertas.

Os três suspeitos já tinham antecedentes criminais em Itália pelo mesmo tipo de delitos e vão agora ser presentes a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!