Trabalhadores da TCUL ameaçam greve por salários em atrasos


Os trabalhadores da empresa Transportes Coletivos e Urbanos de Luanda (TCUL) ameaçam entrar em greve na próxima terça-feira, caso não sejam pagos os quatro meses de salários em atraso e seja garantida, por escrito, a sua regularidade.

TCUL

A decisão foi tomada na assembleia-geral de trabalhadores da maior transportadora de Luanda, realizada na terça-feira, em Luanda, segundo informou hoje à agência Lusa o secretário-geral adjunto da comissão sindical dos trabalhadores da TCUL, Domingos Epalanga.

No encontro, foram feitas várias recomendações, entre as quais o pagamento imediato dos salários em atraso, a salvaguarda dos próximos salários, que deverão ser pagos com regularidade e pontualidade, o pagamento de impostos descontados aos trabalhadores, nomeadamente o Imposto do Rendimento de Trabalho (IRT), segurança social e a quota sindical.

Para Domingos Epalanga, “o que se está a passar na TCUL é uma completa ignorância das normas legalmente instituídas, vigentes em Angola e não só”, que os trabalhadores “lamentam e condenam com veemência a reincidência do patronato nesta prática”.

“Porque estamos a discutir hoje uma situação que discutimos há quase cinco meses atrás. Terminámos as últimas negociações para o levantamento da última greve no dia 14 de janeiro deste ano e volvidos cinco meses estamos a discutir os mesmos problemas e aqui com mais gravidade”, sublinhou.

Face à situação, os trabalhadores exigem agora garantias por escrito da empresa, perdida que está a confiança, com várias mostras de “má-fé” da outra parte.

Fonte: Novo Jornal


Gostou? Partilhe com os teus amigos!