TPA celebra 43º aniversário na companhia de colaboradores e artistas nacionais


A Televisão pública de Angola (TPA) celebra o seu 43º Aniversário desde a sua existência, nesta quinta feira (18), em comemoração a data, realizou uma viagem ao tempo com alguns músicos angolanos na edição do programa “A sua Manhã” comandado por Edusa Chindecasse.

A festa começou com o  primeiro momento de felicitações logo com o programa “A Sua Manhã”, comandado por Edusa Chindecasse, que teve como convidados especiais os artistas de renome como, Yola Semedo, Peróla e  Titica que brindou com a cadeia televisiva nacional com a estreia do novo single “Nasci para te Amar” e Big Nelo que fez o encerramento do programa.

Os artistas aproveitaram ainda o momento para felicitar a cadeia televisiva, ao revelarem-se entusiasmados e satisfeitos pela forma como tem vindo a produzir os seus conteúdos e a diversificação na grelha de programação que tem deixado muitos surpreendidos.

A TPA é um órgão público e principal emissora de televisão oficial do país, com sede em Luanda. Ela surgiu da Radio-televisão Portuguesa de Angola (RPA), fundada em 1973, pelo Governo colonial português.

Após a independência de Angola, em 11 de Novembro de 1975, o Governo angolano nacionalizou a estação e passou a chamar-se Televisão Popular de Angola. Mais tarde, foi renomeada, passando a ter a actual designação (Televisão Pública de Angola – TPA).

A comemoração do 18 de Outubro como dia da TPA resulta da visita que o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, efectuou a este órgão estatal, naquele dia e mês de 1975.

A TPA carrega muitos factos histórico desde a sua existência, até mesmo depois de alguns conflitos armados no país, só em 1979 passou a emitir em Benguela e Lobito, já em 1981 é recebida no Huambo (ex-Nova Lisboa). E mais tarde no ano de 1992, passou a ser transmitido em maior parte do país. Mais tarde ainda com os avanços tecnológicos em 2000, criou-se o segundo canal isto em Luanda, denominado como TPA 2 e  na cidade passou a se chamar TPA 1.

Em 2003, a TPA lançou a TPA Internacional, que passou a ser transmitida para a Europa via satélite a partir de 2008, actualmente, pode ser recebido através da rede de cabo em Portugal.

 

 

 

 

Por: Manuela Hália


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *