Pelo menos 227 pessoas morreram no Haiti após o terremoto de magnitude 7,2 registrado neste sábado (14) de Agosto, segundo um balanço preliminar divulgado pela defesa civil do país. As cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais afectadas pelo tremor.
Em conferência de imprensa, o governante detalhou que o abalo provocou “grandes danos”, mas que não pedirá ajuda internacional até que seja conhecia a extensão real dos danos.
O terramoto, de acordo com a informação disponibilizada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), ocorreu às 08h29 locais, na cidade de Petit Trou de Nippes, a 150 quilómetros da capital Port-au-Prince, a uma profundidade de 10 quilómetros.
O forte tremor pôde ser sentido também na República Dominicana, Cuba e Jamaica, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Segundo a agência americana, não há mais riscos de tsunami na região. Mais cedo, as autoridades chegaram a emitir um alerta para maremotos, mas foi retirado.
Em janeiro de 2010, o Haiti registou um terramoto de 7 graus na escala de Richter que causou 300.000 mortos, outros milhares de feridos e afetou 1,5 milhões de pessoas.
L’hôpital général aux Cayes est débordé. Beaucoup de blessés. Beaucoup de maisons se sont effondrées aux Cayes. Dont un hôtel.
📷 Jose Flécher
Bilan partiel #Haiti #earthquake 14-08-21 pic.twitter.com/pze11oojI8— Frantz Duval (@Frantzduval) August 14, 2021
aftermath of the 7.2 magnitude earthquake in Haiti 🇭🇹 🙏🏽 pic.twitter.com/080yX6P9FJ
— 🏝CARIBBEAN CULTURE ⓦ🏝〽️ (@westindimade) August 14, 2021