Tecto desaba e deixa 14 feridos no Shopping Avennida de Viana


Cerca de 14 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira (25), de Janeiro, devido ao desabamento de parte do tecto em gesso cartonado, localizado na área da restauração no piso 1 do supermercado Candando, no município de Viana, em Luanda.

De acordo com uma nota de imprensa submetida ao AngoRussia, o tecto em gesso cartonado, localizado no primeiro andar do Shopping Avennida de Viana, na praça da Alimentação, caiu, sem no entanto ter qualquer relação com a estrutura do edifício, fazendo 14 feridos no total, sendo que 13 pessoas tiveram ferimentos ligeiros e após o tratamento, tiveram alta no mesmo dia.

“Apenas uma pessoa ferida ficou internada por ter partido a perna, fracturando o fémur, encontrando-se estável e a recuperar.

Foram deslocadas para o local equipas de engenharia especializadas, para avaliarem as razões técnicas que estiveram na origem do incidente.

Após as primeiras diligências efectuadas pela equipa de gestão do Shopping, apoiada por estes peritos, e a visualização das imagens das câmaras de segurança, os resultados preliminares indicam que a origem do incidente resultou de: na noite anterior uma equipa de prestadores de serviços de manutenção de ar condicionado, após montar o andaime para ter acesso às condutas no tecto, subiu e acedeu à estrutura que suporta o tecto falso, procedendo de forma incorrecta, movimentando-se em cima desta estrutura de gesso cartonado do tecto, fragilizando assim os seus cabos de suporte, tendo ficado a estrutura em esforço. Este esforço fez com que esta estrutura cedesse, resultando na queda do tecto de gesso cartonado.

Esta ocorrência, no piso 1 do Shopping Avennida de Viana, não causou qualquer tipo de dano, nem interferiu com o normal funcionamento do Hipermercado Candando, que está localizado no piso 0.

A equipa do Shopping Avennida de Viana reagiu de imediato para prestar os primeiros socorros, tendo providenciado as ambulâncias necessárias. A intervenção foi rápida, tendo o transporte para os hospitais  demorado entre 40 a 50 minutos”, pode-se ler na nota.

Imediatamente após o incidente, a gestão do Shopping priorizou a assistência médica, com o integral acompanhamento de todos os sinistrados por parte da administração da Empresa, acompanhamento que continuará a fazer até à recuperação total de todos os envolvidos.

Em simultâneo, efectuou-se a participação à Companhia de Seguros, estando nesta fase a administração da empresa a assumir todas as responsabilidades e a gerir directamente os processos e os respectivos custos com todos os sinistrados, esperando a sua rápida recuperação.

Adicionalmente, está a ser dado acompanhamento, apoio e informação aos clientes do Shopping que possam ter sido afectados pela situação.

Inaugurado em 2016, o supermercado ocupa uma área de quatro mil e 300 metros quadrados, está localizado na estrada Nacional 230 junto à ponte amarela e emprega 375 trabalhadores.

Em Luanda existem mais dois supermercados da rede Candando.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *