Após o anúncio do fim da subvenção de combustível, previsto para 30 de Abril, os taxistas tencionam ter como proposta de preço da corrida 250 ou 300 Kwanzas, tão logo a gasolina passar a ser comercializada aos “azuis e brancos” a 300. A população pede que o valor não vá além dos 200 kz, para não abalar ainda mais a complicada economia das famílias.
As associações de taxistas reuniram durante o fim-de-semana, para junto do Governo, propor “um aumento justo”, logo após a retirada da subvenção, agendada para o final de Abril, e as mesmas são de opinião que o preço de 200 Kz, como deseja a população, não compensará, segundo um artigo do Novo Jornal partilhado recentemente.
Segundo a ANATA, será necessário alterar o preço da corrida para que estes profissionais possam manter a actividade funcional.
“O que vai acontecer será apenas para nos ajustarmos à realidade económica do país. Não consigo precisar quanto será o aumento, porque quem regula é o Estado, mas haverá seguramente subida e vamos lutar para encontrarmos uma tarifa que facilite os taxistas e a população”, descreveu.