Tanzânia é o novo refúgio para deslocados


Tanzânia tem acolhido refugiados que proveniente de Burundi e outros países fronteiriços. 

refugiados angolanos

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) pediu as autoridades da Tanzânia e de países vizinhos, que mantenham as fronteiras abertas para acolher pessoas que fogem do Burundi.

A agência da ONU pede que as populações locais sejam encorajadas a apoiar os recém-chegados, e o alargamento da prestação da assistência aos candidatos a asilo.

O coordenador residente do Programa da ONU para o Desenvolvimento na Tanzânia (PNUD) disse que o fluxo de pessoas fugir de Burundi continua. Álvaro Rodrigues afirmou terem sido recebidos cerca de quatro mil burundeses que se dirigiam para acampamento de refugiados, entre estes cerca de 60% são criancas.

Milhares de pessoas abandonaram o Burundi numa altura em que continuam os protestos contra candidatura do Presidente Pierre Nkurunzinza a um terceiro mandado. A ONU estima que três pessoas morreram nas manifestações.

A Tanzânia regista cerca de mil novas chegadas à  Ilha de Kabonga, no Lago Tanganyika. O Programa de Desenvolvimento da ONU defende a sua transferência para o acampamento de Kigoma.

 

 

Fonte: JornaldeAngola


Gostou? Partilhe com os teus amigos!