Takanakuy: A tradição de natal peruana para resolver os conflitos antes do fim do ano


Na maioria dos países o Natal é celebrado em família, e o espírito de solidariedade predomina e as demonstrações de afecto tornam-se mais frequentes. A tradição natalina em Chumbivilcas, província dos Andes, no Peru, é composta por socos, pontapés e muita violência. 

Na manhã do dia 25 de dezembro, os moradores locais dão início às festividades do Takanakuy, festival de origem indígena que tem muito a ver com honra e reputação. Homens e mulheres se reúnem em uma arena para o grande acerto de contas a fim de iniciar o novo ano em paz.

Durante o evento, regado com músicas e danças, vários conflitos são resolvidos: conflitos pessoais, brigas por causa de mulher, conflitos territoriais ou pura euforia (alguns estão muitos bêbados). Ao final do combate, os adversários se abraçam e a paz é selada.

Os trajes também fazem parte da tradição e são repletos de simbolismo. Alguns lutadores cobrem seus rostos com máscaras coloridas, enquanto outros amarram um pássaro morto em suas cabeças para assustar os adversários.

No Takanakuy, o estilo de luta assemelha-se com as artes marciais. Os homens,  geralmente, abusam dos socos, já as mulheres preferem o bom e velho empurra e puxões no cabelo. Entretanto, por incrível que pareça, poucas lesões são relatadas.

Durante o tradicional festival há algumas regras, o combate tem duração de aproximadamente 3 minutos, golpes pelas costas são proibidos e um adversário não pode atingir outro enquanto estiver no chão. Também existem árbitros para certificar que as normas estão a ser cumpridas.

O Takanakuy parece uma exposição irracional à violência, porém, é um patrimônio cultural do povo chumbivilcas. Para eles, é uma maneira de eliminar as energias negativas e resolver as desavenças de uma forma honrosa e limpa, uma vez  que as pessoas se prontifiquem a participar do evento. Se você quer sair do natal tradicional e curtir uma experiência totalmente diferente o Takanakuy é ideal para você.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *